UM LUGAR CHAMADO VALÃO


VALÃO ERA O FEUDO DO BEM TE VI QUE RECEBIA ARTISTAS E POLÍTICOS EM PLENA MADRUGADA
APÓS ELEIÇÃO MORADORES ESPERAM PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS
A URBANIZAÇÃO DO VALÃO  NÃO SAIU DO PAPEL
O Valão era o lugar predileto do "dono do morro", Erismar o Bem te vi que na alta madrugada recebia belas atrizes globais e políticos, alguns do alto escalão carioca. O tempo passa e promessas, muitas promessas e pouca ação. Na Rocinha existem mais de dezoito micro áreas,uma delas fica logo na entrada, é a Rua do Canal, mais conhecida como Valão. uma das passagens para quem deseja ir para o interior da favela, através de seus inúmeros becos e vielas. Nessa área durante muito tempo estabeleceu-se um dos maiores pontos de venda de drogas a varejo do Rio de Janeiro protegido por forte aparato bélico pelos "soldados do movimento". Esse foi durante muito tempo o principal argumento para servir como justificativa para o abandono da micro área pelas autoridades.

Foto Alcyr Cavalcanti ( cf lei dos direitos autorais)
Popularmente valão significa uma grande vala, onde na falta da coleta de lixo são jogados vários produtos descartados. Há algum tempo atrás significava um local onde as pessoas "desconsideradas", rebutalho social, o chamado lixo humano, eram jogados depois de executados por um tribunal sem clemência.
Atualmente o canal está cheio de lixo e restos dos mais variados, desde animais mortos, a sacos plásticos. O cheiro em pleno verão é insuportável,prejudicando um restaurante que fica logo na entrada, que faz um bife com fritas da melhor qualidade, preparado com todo carinho. Os moradores esperam as prometidas obras de urbanização do PAC, para poderem respirar aliviados. Acreditam que tudo será feito com honestidade, ao contrário das obras do "Valão de Ouro" , onde o dinheiro literalmente escoou pelo ralo, enchendo o bolso de alguns espertalhões.
O Valão é um lugar de muitas e muitas histórias, onde políticos de renome se reuniam com Erismar, o Bem-te-vi, na época o chefe do tráfico. Vinham pelo menos duas vezes por semana para alguns acertos. Apesar de seu prestígio, ou talvez tenha sido por esse motivo, que Erismar o Bem-te-vi tenha sido executado em uma sombria madrugada de 29 de outubro de 2005.Foi uma verdadeira caçada, batizada de "Operação Cavalo de Tróia", porque segundo a versão oficial , a policia teria infiltrado dez homens que alugaram uma casa na rua do Valão, próximo a uma de suas inúmeras residências.Os policiais estariam (segundo a versão oficial) disfarçados em operários da construção civil. Ao que parece, o que aconteceu de fato, foi uma traição, por pessoas de sua inteira confiança. Mas sua morte não ficaria impune, seus fiéis sabiam da "trairagem" e poucos dias depois oito homens foram julgados e executados no Tribunal do Tráfico depois de muito sofrimento. Segundo conversa que tive com moradores que pediram para não ser identificados, temendo possíveis represálias, eles tiveram as cabeças cortadas ainda em vida.


foto Alcyr Cavalcanti all rights reserved 

No final da microárea durante muito tempo,foram prestadas homenagens à sua inesquecível lider comunitária Maria Helena Pereira da Silva, assassinada em seu apartamento na Estrada da Gávea 521 na Curva do S em novembro de 1987.


foto Alcyr Cavalcanti all rights reserved
As crianças esperam as obras de urbanização prometidas, que ainda não saíram do papel.

Comentários

É... Infelizmente os políticos utilizam as comunidades para "alguns acertos".

Postagens mais visitadas