ACADÊMICOS DA ROCINHA AGUARDA RESULTADO DO DESFILE NA SÉRIE PRATA

atualizado em 27/02/2023
O NASCIMENTO DE UMA ESCOLA DE SAMBA
ACADÊMICOS DA ROCINHA FOI CRIADA PARA ACABAR COM TIROTEIOS

A Escola da Rocinha desfila hoje, sexta dia 24/02 na Série Prata da Superliga Carnavalesca ou
terceiro grupo em oitavo,  com enredo "As borboletas encantadas da Bela Oyá". Os desfiles das séries Prata e Bronze que eram realizados na Intendente Magalhães estão sendo realizados na Avenida Ernani Cardoso em Cascadura e vão ser transmitidos pela TV Brasil, em sua nova fase.. 
Em 2022 a escola de São Conrado/Rocinha foi a segunda a desfilar   com o enredo " A guerreira negra que dominou dois mundos" em homenagem à escrava Maria da Conceição a "Maria Conga". A escola que abre os desfiles de Carnaval é Acadêmicos de Vigário Geral. A Rocinha no ano passado  teve enorme prejuízo devido à disputa pelos pontos de venda de drogas entre Antônio Bonfim e Rogério 157. Ensaios e bailes foram cancelados e no ano de 2020 teve de amargar o rebaixamento para desfilar na Intendente Magalhães, fora do Sambódromo.
O GRES Acadêmicos da Rocinha em alguns desfiles tem sido  a primeira escola a desfilar sexta feira na "Passarela do Samba" e luta para voltar à elite do samba, tentando superar dificuldades financeiras. A insensibilidade dos "donos da TV" que preferiram colocar programas pífios em vez de transmitir a alegria dos passistas e destaques da Rocinha. A Acadêmicos da Rocinha ano passado não foi ao ar, ao vivo e a cores. Em 2017 a Escola da Rocinha faz enredo em homenagem ao carnavalesco Viriato Ferreira.
Adriane Galisteu foi rainha da bateria fotoAlcyr Cavalcanti all rights reserved
 Fundada em 30 de março de 1988 conforme consta em sua bandeira, e em seu livro de atas, tem a borboleta como símbolo, e suas cores são o azul do céu,o branco da paz e o verde da esperança. No panteão dos bichos da contravenção é um símbolo feminino flutuando de flor em flor, representando a beleza das mulheres da Rocinha. Pertence ao Grupo IV, dezenas 13,14,15,16,para os apostadores um bicho de bom agouro.
No dia 17 de julho de 1988 na garagem de ônibus da Transportes Amigos Unidos(TAU)na estrada da Gávea foi oficialmente fundado o GRES Acadêmicos da Rocinha, tendo como primeiro presidente (interino) Ailton Rosa e como carnavalesco Joãozinho Trinta, na época na Beija Flor de Nilópolis. Foi uma noite em que o morro esteve em festa (pelo menos uma parte), enquanto em um palanque a cúpula da contravenção abençoava a "caçulinha das escolas de samba", do outro lado da Baía de Guanabara em São Gonçalo, os lideres do tráfico na favela,que tinham conseguido escapar das invasões policiais eram executados um a um. Os principais membros do "bando da Rocinha", como eram conhecidos no meio policial, foram eliminados após intenso tiroteio em um sítio no Morro do Grotão no Engenho Pequeno em São Gonçalo. Foram mais de cinquenta policiais comandados pelo capitão PM Fonseca Melo contra Naldo, Cassiano Barbosa da Silva e seu irmão Leandro, Fabio o Brasileirinho que tinha 14 anos sua namorada Simone da mesma idade, Adauto o Molecão Erick Melo filho de uma juíza, conhecido como intruso e duas mulheres que acompanhavam o grupo. O ambiente da casa era aterrador, explosões de granada arrasaram o pequeno sítio. Para um morador que não quis se identificar "foi um massacre, uma execução em massa".


Castor  abençoa Acadêmicos da Rocinha foto Alcyr Cavalcanti all rights reserved

O GRES Acadêmicos da Rocinha veio para trazer a Paz

foto Alcyr Cavalcanti all rights reserved

No entanto para os moradores da localidade, a escola foi fundada em uma noite quente de verão, no alto da Rua Um, com a mediação da matriarca Eliza Pirozzi.De um lado Sérgio Bolado e seus fiéis, do outro lado Anisio, Luisinho e seus guarda costas, todos convenientemente "preparados". Foi feito um acordo de cavalheiros entre o narcotráfico e o jogo do bicho para acabar com os constantes tiroteios entre os dois grupos, que haviam transformado a favela em uma guerra sem fim.

Joãozinho Trinta foto Alcyr Cavalcanti all rights reserved
A nova escola de samba veio da união de três blocos, Império da Gávea, Unidos da Gávea e Sangue Jovem, que viviam em constante rivalidade, quebrando a harmonia na grande favela. O espaço que viria como "um remédio para a violência" conforme as palavras de seu primeiro presidente Ailton Rosa, seria uma forma de pacificação.
Ailton foi o sócio fundador número 01, era conhecido como servente , teve um mandato muito curto, sendo sucedido pelo seu vice Ivan Martins, sócio fundador número 02.Outros fundadores foram entre outros Sérgio Ferreira da Silva o Bolado, Denyr Leandro o Denys que dominavam a venda de drogas a varejo e líderes comunitários como Jorge Luis da Silva o Jorge Mamão Eliza Pirozzi, Jorge Collaro e Sebastiana Leonora da Mota. Padrinhos muito fortes e com vasto conhecimento das regras do mundo do samba, Castor de Andrade, Anisio Abrahão e Turcão os capos da contravenção, davam orientação a seus representantes locais em especial a Luis Carlos Batista, filho do banqueiro de bicho  China, dono dos pontos de jogo do bicho da Rocinha e Vidigal. O primeiro desfile da escola foi na estrada Intendente Magalhães em Campinho no carnaval de 1989.


Ivan Martins  presidente muito querido da Escola foto Alcyr all rights reserved







Comentários

Postagens mais visitadas