PAPA FRANCISCO: O BRASIL NÃO TEM SALVAÇÃO, É MUITA CACHAÇA E POUCA ORAÇÃO

BRASIL NA "NOVA ERA" É MOTIVO DE DEBOCHE PLANETÁRIO
SÍNODO DOS BISPOS VAI DEBATER AS QUEIMADAS NA AMAZÔNIA 
PAPA FRANCISCO UM JESUÍTA FRANCISCANO TENTOU PROMOVER A PAZ ENTRE AS FARC E O GOVERNO DA COLÔMBIA
O PAPA FALOU SOBRE A PRESERVAÇÃO DA AMAZONIA, UM  SANTUÁRIO
FRANCISCO FALOU PARA UM MILHÃO DE FIÉIS E DISSE PARA DEIXAREM DE LADO O ÓDIO E A VINGANÇA E CRITICOU A DESIGUALDADE SOCIAL
foto Alcyr Cavalcanti all rights reserve

Algumas pessoas me dizem: "Padre, os políticos não estão fazendo nada". Eu respondo: "Mas e você,
o que está fazendo? Se não fez nada então grite. Nunca desanimem, não deixem que se apague a esperança"

Papa Francisco
Imagens do Papa em Visita ao Brasil
O Pastor Peregrino vai receber em outubro no Vaticano bispos  de todo o mundo para debater o grave problema das queimadas na Amazônia e da destruição da Floresta, que abriga mais de 34 milhões de pessoas, com mais de 3 milhões de indígenas.
O Papa quando esteve na Colômbia em sua práxis de fazer a Paz,  celebrou o processo de pacificação entre as Forças Armadas  Revolucionárias da Colômbia-FARC e o Governo Colombiano do presidente Juan Manuel Santos. Em missa para um milhão de fiéis em Bogotá o Papa pediu que as pessoas deixassem de lado o ódio e a sede de vingança e criticou a imensa desigualdade social. Em uma reunião com os bispos o "Bispo de Roma" fez uma dura preleção e disse para deixarem a política e procurar o rebanho de fiéis, pois os padres não são nem políticos nem técnicos e sim pastores de Cristo.  Em sua peregrinação fez questão mais uma vez cobrar dos governantes a preservação da Floresta Amazônica, um santuário natural da humanidade. Foi uma crítica direta ao governo Temer que tenta privatizar por meio de um decreto uma enorme área de preservação natural.
 As FARC, o mais antigo grupo guerrilheiro de formação marxista-leninista formado há mais de quarenta anos, teve entre  outros revolucionários seu lider Tirofixo, concordou em baixar e entregar as armas e partir para o entendimento. Outro grupo revolucionário Exército de Libertação Nacional-ELN também concordou em entregar o armamento consolidando o processo de paz.  Padres da Igreja católica sempre procuraram a libertação dos despossuídos como o Padre Olivério Medina preso várias vezes por pertencer ás FARC e depois asilado no Brasil e organizou vários encontros com a finalidade de por fim à luta fratricida entre cidadãos colombianos. As FARC chegaram a ocupar grande parte do território colombiano, principalmente na região de grande plantio de folhas de coca, usada como processo ritual e curativo pelos camponeses. Por deterem grande extensão territorial na Colômbia eles cobravam uma taxa (imposto) pelo uso da terra.
 O argentino Jorge Mario Bergoglio  é  o novo Papa. Em fevereiro após a renuncia de Bento XVI ao trono de São Pedro o bispo Bergoglio de Buenos Aires foi escolhido para ser o novo pontifice. É a sua primeira visita oficial para a Jornada Mundial da Juventude-JMJ, em uma cidade mergulhada em uma serie de protestos que há mais de um mês se espalharam por todo o país. Na cidade cujo padroeiro é São Sebastião também cultuado como Oxóssi, mas que também venera Jorge-Ogum ele tem a missão difícil de trazer paz e esperança para uma juventude desesperançada pelo descaso de sucessivos governos ineficientes e mergulhados em corrupção. À maneira de São Francisco de Assis imortalizado pelo cineasta Roberto Rossellini em Francesco, Giullare de Dio ele se aproxima do povo, dos despossuídos, dos marginalizados,

foto Alcyr Cavalcanti all rights reserved

O Bispo de Roma vai encontrar o Brasil em meio a uma crise mas sua missão é trazer seus fiéis para a fé em Cristo, que pregava a humildade, a caridade, a solidariedade para com todos, indiscriminadamente. No inicio os primeiros cristãos praticavam fielmente os princípios ensinados por Jesus, a verdadeira comunidade, no sentido de plena união. Com o passar dos anos muitos desses princípios foram esquecidos por muitos e praticados por alguns. Papa Francisco procura mostrar uma igreja mais austera, com menos pompa e circunstância. Sua comitiva é bem menor do que pontífices anteriores, e até do que alguns supremos mandatários brasileiros que viajam com um séquito cada vez maior, para garantir votos nas eleições que se avizinham.

fotoAlcyr Cavalcanti allrights reserved

O novo papa é um admirador de João Paulo II que veio três vezes ao Brasil. e é venerado pelos seus fiéis, que pedem sua canonização. Acompanhei as visitas de "João de Deus" ao Brasil e testemunhei a devoção de milhares de devotos, à procura de palavras de fé, esperança e caridade.

Papa J Paulo fotoAlcyr Cavalcanti all rights reserved
Papa João Paulo II ficou preocupado com os desmandos do governador As autoridades locais parecem não comungar das mesmas ideias do Sumo Pontífice, desprovidos do espirito cristão de solidariedade não tem demonstrado nenhum interesse pelos milhares de peregrinos que vieram ao Brasil. O menos pior dos transportes urbanos fracassou, além de não dar vazão a uma situação de emergência ficou parado durante mais de duas horas na terça feira deixando não só os devotos de Cristo sem condução, mas também os usuários do metro. Muitos andaram a pé por entre os trilhos das estações. Como se não bastasse o Campus Fidel virou um mar de lama, tornando impossível a realização de missa campal para mais de um milhão de pessoas. Muitos fiéis tiveram de se deslocar da Zona Oeste para Copacabana. Cinco anos depois o sistema de transportes da cidade continua caótico, à espera de uma solução definitiva.

Comentários

A copa e a olimpíada são problemas para o Pai de Jesus.
A certeza absoluta que nas ruas o sentimento da coletividade cristã ia extravasar plenamente levou o Papa a cometer imprudências, para alguns, em relação à segurança. Pode até ser, mas na alegria estampada em seu rosto parecia que ele estava pouco ligando.

Postagens mais visitadas