24 de jul de 2013

FRANCISCO, ARAUTO DE DEUS

Papa Francisco, um jesuíta franciscano

Algumas pessoas me dizem: "Padre, os políticos não estão fazendo nada". Eu respondo: "Mas e você,
o que está fazendo? Se não fez nada então grite. Nunca desanimem, não deixem que se apague a esperança"

Papa Francisco

O argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo Papa. Em fevereiro após a renuncia de Bento XVI ao trono de São Pedro o bispo Bergoglio de Buenos Aires foi escolhido para ser o novo pontifice. É a sua primeira visita oficial para a Jornada Mundial da Juventude-JMJ, em uma cidade mergulhada em uma serie de protestos que há mais de um mês se espalharam por todo o país. Na cidade cujo padroeiro é São Sebastião também cultuado como Oxóssi, mas que também venera Jorge-Ogum ele tem a missão difícil de trazer paz e esperança para uma juventude desesperançada pelo descaso de sucessivos governos ineficientes e mergulhados em corrupção. À maneira de São Francisco de Assis imortalizado pelo cineasta Roberto Rossellini em Francesco, Giullare de Dio ele se aproxima do povo, dos despossuídos, dos marginalizados,


O Bispo de Roma vai encontrar o Brasil em meio a uma crise mas sua missão é trazer seus fiéis para a fé em Cristo, que pregava a humildade, a caridade, a solidariedade para com todos, indiscriminadamente. No inicio os primeiros cristãos praticavam fielmente os princípios ensinados por Jesus, a verdadeira comunidade, no sentido de plena união. Com o passar dos anos muitos desses princípios foram esquecidos por muitos e praticados por alguns. Papa Francisco procura mostrar uma igreja mais austera, com menos pompa e circunstância. Sua comitiva é bem menor do que pontífices anteriores, e até do que alguns supremos mandatários brasileiros que viajam com um séquito cada vez maior, para garantir votos nas eleições que se avizinham.


O novo papa é um admirador de João Paulo II que veio três vezes ao Brasil. e é venerado pelos seus fiéis, que pedem sua canonização. Acompanhei as visitas de "João de Deus" ao Brasil e testemunhei a devoção de milhares de devotos, à procura de palavras de fé, esperança e caridade.

Papa João Paulo II está preocupado com os desmandos do governador

As autoridades locais parecem não comungar das mesmas ideias do Sumo Pontífice, desprovidos do espirito cristão de solidariedade não tem demonstrado nenhum interesse pelos milhares de peregrinos que vieram ao Brasil. O menos pior dos transportes urbanos fracassou, além de não dar vazão a uma situação de emergência ficou parado durante mais de duas horas na terça feira deixando não só os devotos de Cristo sem condução, mas também os usuários do metro. Muitos andaram a pé por entre os trilhos das estações. Como se não bastasse o Campus Fidel virou um mar de lama, tornando impossível a realização de missa campal para mais de um milhão de pessoas. Muitos fiéis tiveram de se deslocar da Zona Oeste para Copacabana. Fica uma pergunta no ar: Como vai ser durante a Copa??
Postar um comentário

obras do pac

obras do pac
inicio de obras ao lado do ciep ayrton senna