EM 2014 O NATAL NA ROCINHA NÃO TEVE PAPAI NOEL

PM FAZ CERCO A TRAFICANTES DURANTE O NATAL

turistas assustados passeiam no meio de fuzis
EM 2014 A ROCINHA NÃO TEVE PAPAI NOEL
Antes da invasão policial em 2011 a tradição na Rocinha era a chegada de Papai Noel em grande estilo. Assim foi há alguns anos atrás, antes da chegada da unidade de pacificação. Participei da festa algumas vezes, e vou postar a festa em homenagem a Claudinho da R1 com grande show do cantor Belo. O Papai Noel era representado por Tio Lino um grande incentivador das artes na favela.

Em 2007 Papai Noel chegava em grande estilo.

O Natal de 2014 na Rocinha vai ser comemorado de maneira diferente. Temendo novos confrontos entre os soldados do movimento e policiais da UPP os moradores vão ficar em casa, ou comemorar longe da favela, em casa de parentes. O relacionamento entre policiais e moradores sofreu um desgaste depois do Caso Amarildo e da prisão de PMs envolvidos em seu desaparecimento. A localidade conhecida como Sete manteve o espírito de Natal, os moradores com a ajuda do ex-presidente do GRES Acadêmicos da Rocinha Ivan Martins montaram um belo presépio que fica iluminado todas as noites, atraindo moradores de outros bairros. O número de moradores que estão em viajem aumentou muito em relação aos anos anteriores, a maioria comprou passagens para o Nordeste para rever seus familiares. Alguns embarcam para a Região dos Lagos para fugir dos tiroteios quase diários que atormentam os moradores. Jogadores da seleção de futebol, artistas famosos, atrizes globais não saiam da favela nas noites de festa.
Vagner Love, um amigo da Rocinha
Quem passa pela Via Ápia seu maior centro comercial não vê um só artigo de Natal, Papai Noel nem pensar , este ano o comércio legalizado com poucas vendas não enfeitou suas vitrines, e o narcotráfico e o jogo do bicho não fizeram a grande festa, como em velhos tempos. Em conversa com um morador da Rua2 ele resumiu a situação atual: "A UPP veio com grande barulho, muita arma, muitos bicos, e atacam a parte mais fraca os bicheiros que sempre faziam a festinha. Agora tem alguma comemoração lá em cima, dentro da boca, onde a policia não entra, mas é só entre eles".

Comentários

Postagens mais visitadas