O NATAL NA ROCINHA JÁ FOI ASSIM

HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS O NATAL NA ROCINHA TEVE ESPÍRITO SOLIDÁRIO PARA SUPERAR ADVERSIDADES
PRESÉPIO FOI MONTADO CONFORME A TRADIÇÃO 
Moradores da Rocinha fizeram um Natal solidário e fraterno onde o velho Noel foi festejado em seus 18 sub bairros. No entanto uma mensagem nas redes sociais de um Papai Noel armado com fuzil colocada pelo BOPE causou repulsa aos moradores que almejam uma trégua nestes dias de festas e só querem celebrar o Natal em Paz e Harmonia, sem tiroteios nem invasões de nenhum dos lados da disputa por território.
Ivan Martins, comerciante local manteve a tradição e montou um presépio na área chamada Sete  para reverenciar o nascimento de Jesus. A "Maior Favela da América do Sul" tem conseguido enfrentar a crise, as sombras pesadas que afetam toda a cidade. Cansados de serem enganados por falsas promessas de sucessivos governantes um grupo de comerciantes e moradores da Macega, um dos muitos sub bairros da favela resolvem se juntar e fazer um Natal solidário dia 24. Já se foi o tempo em que Denis ou Luciano repartiam parte dos lucros de seu comércio e davam um festão para os caidinhos. O chefe de cozinha Claude Troisgros também resolveu botar no ar, em seu programa do canal a cabo GNT a culinária local e preparou um pernil natalino especial com o molho da Rocinha. Em 2016 as comemorações começaram dia 22 com uma queima de fogos ordenada pelo "homem lá de cima" para espantar as tristezas da crise causada pela dupla Cabral/Pezão.
photo Alcyr Cavalcanti all rights reserved

O clima de festa foi um pouco melhor do que no ano passado.  A Rocinha vivia um Natal de muita paz e harmonia, até que o chamado espírito natalino resolveu ir embora no final da madrugada. Aí começa a pancadaria. Na localidade Roupa Suja, que fica na parte baixa logo acima do Túnel Zuzu Angel, no final da madrugada às 5h da manhã uma pancadaria deixou quatro feridos, um em estado grave no Hospital Miguel Couto, na Gávea. Pouco tempo depois um morto que foi identificado como Jorge Aruí de 49 anos, comerciante, foi encontrado dentro de uma lixeira. A confusão começou no final do baile funk no Valão, policiais da UPP queriam terminar com a barulhada, segundo alguns moradores. Policiais da UPP que estavam na passarela na entrada da favela, trocaram tiros com um "bonde" fortemente armado que fazia a ronda da madrugada. Eles vieram da Roupa Suja, localidade não urbanizada que teve as obras do plano inclinado e de saneamento interrompidas, apesar das promessas feitas durante as campanhas eleitorais através do PAC-1e PAC-2.
photo Alcyr Cavalcanti all rights reserved
 O transito de automóveis e coletivos ficou interrompido durante mais de uma hora e só foi restabelecido no início da manhã do dia 25/12. O clima de Natal não era de muita alegria, o presépio de Natal montado na parte alta pelos comerciantes com ajuda da contravenção este ano não foi feito, para a tristeza das crianças da localidade. A Rocinha tem seus inúmeros pontos de venda de drogas controlados pela rede criminal Amigos dos Amigos-ADA desde a época de Luciano, o Lulu ou Bigode para os mais chegados. A rede criminal fez uma aliança cooperativa com o Primeiro Comando da Capital-PCC para expandir seu domínio e dominar os pontos de venda em toda a Zona Sul. O PCC tem enviado "braços" e grande quantidade de armamento para fortalecer a aliança. Atualmente as bocas de fumo são dominadas por Rogério 157 homem de confiança de Antônio Bonfim Lopes o Nem que está em presídio de segurança máxima, mas que mantém o controle da imensa favela.

Comentários

Postagens mais visitadas