RIO DE JANEIRO UM GOVERNO EM ESTADO DE CALAMIDADE

GOVERNADORES CASSADOS POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 
SÉRGIO CORTES NA PRISÃO,  DISSE QUE PEZÃO RECEBEU PROPINAS 
INTERVENÇÃO MILITAR NA SEGURANÇA PÚBLICA 
CABRAL/PEZÃO/DORNELLES LEVARAM  O ESTADO DO RIO À COMPLETA FALÊNCIA
O Rio de Janeiro de um bom tempo até s dias de hoje conseguiu a funesta proeza de ser governado por péssimas administrações que conseguiram falir um Estado que já foi uma joia, e que agora está no fundo do poço. O atual governador (interino) substitui o juiz Witzel cassado após ter tido expressiva votação. Witzel veio como um arauto da honestidade, mas ficou apenas alguns meses e luta para swr preso, assim como seu vice, Claudio Castro que também pode ter suas contas sob auditoria externa e vive na dependência da proteção do presidente Bolsonaro. 
    O ex- governador Luiz Fernando Pezão embora jure inocência foi cassado e condenado em vários processos e sofreu mais um revés ao sofrer ação por improbidade administrativa pelo Ministério Público por não ter aplicado as verbas necessárias em uma área vital, a saúde. O governo estadual foi quem menos aplicou dinheiro nos hospitais e pode ter provocado um número excessivo de óbitos, que poderia ter sido evitado.
A política de segurança baseada no conceito de "Guerra contra as Drogas" e centrada nas favelas cariocas tem obtido poucos resultados, principalmente no atual governo Pezão. Após uma série de ocorrências policiais durante a Carnaval, Temer aproveitou para intervir no Estado do RJ. Sergio Cabral em depoimento ao juiz Marcelo Bretas disse que ao contrário de Ademar de Barros que tinha o lema "Rouba mas faz", agiu de maneira diferente e  nunca roubou. Declarou também que  fica muito triste pela ineficiência do atual governo, de seu vice e homem de confiança Luiz Fernando Pezão.
O ex-governador Anthony Garotinho e sua esposa Rosinha Mateus Garotinho foram presos por ordem judicial. Garotinho disse ter sido agredido com um taco de baseball e ameaçado de morte com uma pistola dentro da carceragem durante a madrugada. Anthony Garotinho teme por sua vida se ficar em Benfica, onde está Sergio Cabral e seu grupo. São inimigos políticos inconciliáveis. Logo após a prisão pela Policia Federal Garotinho foi levado para Quartel do Corpo de Bombeiros em Humaitá , Zona Sul do Rio de Janeiro onde estaria mais seguro de um possível agressão ou mesmo atentado  por parte de alguma pessoa a mando de Sergio Cabral. Por ordem judicial Anthony Garotinho foi transferido junto com sua esposa a ex-governadora Rosinha Garotinho para o presídio em Benfica.
Pancadaria, bombas de gás, prisões é o saldo até agora dos protestos em frente à ALERJ. O governador Luiz Fernando Pezão homem de confiança de Sérgio Cabral trancafiado, por enquanto em Benfica, faz o que quer com apoio de Jorge Picciani, não paga salários nem 13o do funcionalismo, que vive à mingua.  O ex-governador Sergio Cabral que junto com um grupo político do PMDB governou durante oito anos e deixou seu homem de confiança Luiz Fernando Pezão para governar foi condenado a 45 anos de prisão por formação de quadrilha e corrupção. Sua companheira, a advogada Adriana Ancelmo também foi condenada, mas cumpre prisão domiciliar por ordem judicial.
  Rogério Onofre que estava foragido se reapresenta. O Ministro Gilmar Mendes mandou soltar nove presos da Máfia dos Transportes, inclusive o empresário Jacob Barata que domina as linhas de ônibus no Rio. Há pouco o juiz Marcelo Bretas decretou novamente mandar para a prisão Rogério Onofre do DETRO que teria feito ameaças de morte a outros presos, mas procurado para cumprir de novo ordem judicial não foi encontrado e agora é um foragido da justiça.  Os procuradores da República encaminharam documento ao Supremo Tribunal Federal para dar uma basta ao procedimento do ministro Gilmar considerado suspeito por  ter sistematicamente soltado presos da Lava Jato da Máfia dos Transportes ligados ao grupo de Sergio Cabral. Jacob Barata foi preso em flagrante quando tentava embarcar para Portugal . Mas a prisão dele e de seu grupo, todos ligados ao ex-governador foram presos  por ordem do Juiz Marcelo Bretas, mas Gilmar que foi padrinho de casamento da filha de Jacob Barata, diz não conhecer nenhum deles e mandou soltar sem nenhuma contestação. A soltura de um grupo considerado criminoso pelo Ministério Público causa surpresa a todos e mais parece uma briguinha pessoal que prejudica milhões e beneficia futuros delinquentes.
Luiz Fernando Pezão homem de confiança de Sérgio Cabral, preso há quase um ano, comemorou com seus amigos "Um Ano de Calamidade". Foram 365 dias de sofrimento para o povo carioca e fluminense. O governador licenciado Luiz Fernando Pezão reassumiu a chefia do Estado após meses licenciado para tratamento médico. Uma série de medidas na ALERJ foram aprovadas para desespero da população e de funcionários estaduais que vão beneficiar somente a casta que está na Assembleia Legislativa e afundar de vez a sofrida população de um estado que já foi uma maravilha, mas que agora vive em extrema penúria. A culpa, para os governantes, seria da queda dos preços do barril de petróleo, mas manifestantes e a população sabem que a causa é outra.
foto Alcyr Cavalcanti aa rights reserved
O governador licenciado Luiz Fernando Pezão em almoço festivo na FIRJAN afirmou ao empresariado carioca que não tem dinheiro para pagar salário de servidores. Enquanto isso milhares de servidores passam fome, não tem dinheiro para comprar alimentação nem remédio. Quais os culpados da situação de completa falência em que se encontra o Rio de Janeiro, que continua lindo, mas Fede?. Durante mais de uma década os caciques do PMDB rasparam os cofres de um estado que nadava em dinheiro. Cadê o dinheiro clamam os moradores do estado que tem uma das maiores reservas de petróleo do planeta.   Já existem pedidos de impeachment do Governador licenciado para tratamento de saúde Luiz Fernando Pezão na ALERJ. Policiais civis e bombeiros fizeram paralisação e protestaram em vários pontos da cidade contra o Governo Estadual, falta de recursos e atraso de pagamentos que só está preocupado com o sucesso da Olimpíadas e menospreza a população. Fernando Cavendish, amigo de fé do ex-governador Sergio Cabral esteve preso no Complexo de Gericinó (Bangu) à espera de tornozeleira eletrônica para cumprir pena em sua residencia. Falta dinheiro para comprar tornozeleiras.

 Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão e Francisco Dornelles são os principais responsáveis pela situação calamitosa em que se encontra o Estado do Rio de Janeiro, e seriam necessários muitos bilhões a mais do que o governo federal poderia emprestar. Para o jornalista Ricardo Boechat, em seu programa na Band News, os desmandos sucessivos dos governos do PMDB "São um Caso de Cadeia" que requerem uma solução imediata.  Há menos de 45 dias para a realização do "Sonho Olímpico" a cidade vive um pesadelo após as declarações do governador em exercício Francisco Dornelles que decretou com uma penada "Estado de Calamidade". Juristas acham a medida estranha e sem fundamentação legal, porque não tem acontecido (felizmente) desastres naturais que justificassem a medida, o que acontece de fato é um reconhecimento de péssimas administrações nos últimos anos, o mesmo grupo político governa com plenos poderes há mais de uma década.  De fato durante muitos anos um estado, que já foi próspero e faturava bilhões com exploração de petróleo e indústrias diversas chegou à falência absoluta por total imprevidência de seus últimos administradores e veio a se tornar uma Calamidade. O professor da PUC-Rio Manoel Peixinho critica o decreto, para ele pleno de vícios e o estado não tem competência para decretar um estado de sítio. O perigo é contratar sem licitação e tomar medidas excepcionais.
protestos são diários contra governantes
Calamitosos são o ex-governador Sérgio Cabral, seu dublê Luiz Fernando Pezão acometido por misteriosa doença e seu vice Francisco Dornelles que deveria há muito tempo estar gozando as benesses de uma aposentadoria milionária assumiu sem saber o que fazer, nem o que dizer aos milhões de cidadãos que trabalham de sol a sol (quando tem trabalho) e pagam seus extorsivos impostos religiosamente e agora também são ameaçados por uma enxurrada de multas, nem todas justificadas
A educação é uma piada de extremo mau gosto, com escolas fechadas por não possuírem  as mínimas condições de funcionamento, sem água, sem privadas, sem ar, sem salários para pagar a seus funcionários. As obras que foram prometidas como "um legado olímpico" estão sendo terminadas "a toque de caixa" e ameaçam a todos. Basta lembrar a queda da Ciclovia da Niemeyer e os buracos na pista do Elevado do Joá e agora o Metro que está ameaçado de não ficar pronto para os Jogos Olímpicos.  Quanto à segurança, simplesmente não existe. As UPP fracassaram em seu projeto, feito apenas para isolar algumas favelas em um cinturão cirúrgico, para proteger à ferro e fogo turistas incautos que continuam chegando para os mega eventos. O Estado do Rio de Janeiro tem (ou tinha) tudo para ser um paraíso tropical, pleno de belezas naturais, com uma natureza exuberante, com a Baia de Guanabara de praias lindíssimas embora muito poluídas e florestas em plena cidade, mas devido ao desrespeito oficializado  está se tornando um verdadeiro inferno astral.  

Comentários

Postagens mais visitadas