VEÍCULO LEVE-VLT A ÚNICA OPÇÃO NO CENTRO

INAUGURADA A LINHA 3 DO VLT QUE LIGA  CENTRAL AO AEROPORTO 
SEGUNDO A CONCESSIONÁRIA DO VLT CRIVELLA DEVE MAIS DE R$ 100 MILHÕES SE NÃO PAGAR  TODOS TERÃO DE ANDAR A PÉ
 ATRAÇÃO TURÍSTICA O VLT JÁ TRANSPORTOU OITO MILHÕES DE PASSAGEIROS
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO É AMPLIADO
Foi inaugurada a Linha 3 do VLT que vai aumentar para cem mil passageiros e facilitar o deslocamento no Centro da Cidade. Segundo a concessionária que administra o VLT com a dívida de mais de R$ 100 milhões que a prefeitura do Rio insiste em não pagar o serviço ficará inviável. Já foram demitidos 160 funcionários. O prefeito Marcelo Crivella retirou várias linhas de ônibus no Centro da cidade, medida que vai obrigar os passageiros a usar o Veículo Leve sobre Trilhos, eficiente mas muito caro. Mas para piorar a situação em que vive o carioca  as  linhas do VLT que seriam inauguradas para compensar a falta de ônibus não serão feitas e para dar o golpe final na paciência da população o VLT pode acabar devido a um impasse entre Crivella e a concessionária que explora o transporte. Solução vai ser andar a pé ou de jegue.
 O VLT que comemora dois anos com novas estações teve de interromper seu trajeto várias vezes devido a forte tiroteio entre policias e bandidos do Morro da Providência. O Veículo Leve Sobre Trilhos-VLT foi inaugurado há dois anos em uma grande festa, hoje ampliou sua linha e transporta um número considerável de pessoas, turistas em visita à cidade e também pessoas que trabalham no Centro. Mas será necessário remanejar e mesmo ampliar linhas de ônibus, trens  e metro para se não resolver, pelo menos para melhorar o sistema de transportes na cidade.
No início os problemas foram muitos, mas aos poucos foram superados, um ônibus avançou e colidiu com o Veiculo Leve próximo ao Aeroporto Santos Dumont que teve a frente destruída e vai ficar para reparos durante algum tempo. O Veículo Leve Sobre Trilhos-VLT esteve paralisado pela quarta vez no primeiro dia em que os passageiros tiveram de pagar a passagem. As máquinas de cobrança também tiveram problemas, o que irritou centenas de passageiros. No último domingo aconteceu a terceira paralisação por falta de energia desde às 8,30 da manhã e só foi normalizado após três horas, o que decepcionou dezenas de turistas. Durante todo o dia filas imensas esperavam para um passeio por enquanto gratuito.  Há pouco mais de uma semana em uma  sexta feira ficou sem funcionar de 8,30h até 10,40h, e deixou passageiros irritados que tiveram de caminhar até seu local de destino. É a quarta vez que isso acontece e preocupa autoridades a pouco mais de uma semana da abertura dos Jogos Olímpicos.  O horário de funcionamento está sendo ampliado aos poucos e o VLT passa a ser uma atração turística no Centro urbanizado. O passeio gratuito faz a alegria de pessoas que vem conhecer as modificações no novo Centro da Cidade. No entanto já em seu primeiro dia o VLT parou por quase meia hora por falta de energia. Um vexame que poderia ter sido evitado, pessoas que formaram fila para conhecer o bondinho ficaram decepcionadas, mas prefeitura disse que isso é normal e pode ocorrer novamente.  A inauguração foi em um  domingo em dia de  festa, em clima de campanha eleitoral. O prefeito Eduardo Paes levou a tiracolo seu candidato preferido à sucessão no município, secretário Pedro Paulo, acusado de espancar a mulher. Manifestantes vaiaram e protestaram contra os Jogos, em meio a um estado que beira à falência. O VLT começou a circular hoje domingo 05 de junho em um pequeno percurso depois de ter sido adiado duas vezes em função do atraso das obras. O Ministério Público tentou impedir a inauguração sob o argumento de falta de sinalização que pode por em risco a vida de pedestres que irão atravessar a Avenida Rio Branco durante todo o dia. A forte chuva atrapalhou a festa, o número de pessoas não foi o esperado, alguns manifestantes protestaram com cartazes contra o prefeito Eduardo Paes.
A juíza Cristina de Souza da Segunda Vara da Fazenda rejeitou o pedido do Ministério Público e manteve a inauguração para o domingo 05 de junho. A CET-RIO alegou que testou exaustivamente a circulação e que sinais estão espalhados em todo o percurso. Durante a semana a circulação vai continuar em pequeno horário, até aumentar e funcionar normalmente. A questão abordada pelo Ministério Público é que o trem circula silenciosamente e as pessoas deverão levar algum tempo para se acostumar. A Avenida Rio Branco durante o dia da inauguração vai ser transformada em uma área de lazer e a viagem será gratuita. A previsão é de mais de 300 mil passageiros que utilizarão o novo veículo, mas isto só em 2017, se tudo correr bem e não houver novos adiamentos. Um novo passeio público na Avenida Rio Branco no trecho entre a Nilo Peçanha e a Santa Luzia exclusivo para pedestres foi também inaugurado. A adaptação aos novos tempos pode ser demorada, triciclos, bicicletas e motos disputam espaço com pedestres desavisados, e assaltantes esfaimados atormentam os transeuntes.


Comentários

Postagens mais visitadas