FIDEL CASTRO RUZ FALECEU AOS 90 ANOS

PARTIU FIDEL O LIDER DA REVOLUÇÃO CUBANA DEIXOU COMO LEGADO UM MODELO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO
FIDEL FOI SEPULTADO EM SANTIAGO DE CUBA
MILHARES DE PESSOAS NA PRAÇA DA REVOLUÇÃO  CHORAM A MORTE DE SEU COMANDANTE SUPREMO
                            A história me absolverá
                                               Fidel Castro

O povo cubano reverencia seu comandante supremo que deu a todo o mundo uma lição de como transformar uma pequena ilha em um país sem taxas de analfabetismo e que conseguiu eliminar a mortalidade infantil. Fidel Alejandro Castro Ruz foi sepultado na manhã de domingo dia 04 de dezembro no Cemitério de Santa Efigênia próximo ao túmulo de José Marti.  Fidel Castro faleceu na sexta feira 25 de novembro às 23 horas em sua amada Cuba aos noventa anos. Seu corpo foi cremado e a Praça da Revolução se preparou para homenagear seu comandante.  O comandante deixou como legado um modelo a ser seguido em saúde e educação, conseguiu erradicar o analfabetismo e reduziu os índices de mortalidade infantil a zero. Fidel conseguiu transformar Cuba, de um centro de prostitutas e jogatina conhecida como "Bordel dos Estados Unidos" explorado pela Máfia em uma nação soberana e solidária.
   O regime socialista de Fidel deu muita ênfase ao esporte como instrumento de cidadania, Cuba sempre se destacou em competições internacionais e chegou a um honroso quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Barcelona.  Fidel nasceu dia 13 de agosto de 1957 foi um grande estadista e  o grande líder da Revolução Cubana como primeiro ministro de 1959 a 1976 e como presidente de 1976 a 2008 sendo sucedido por seu irmão Raul Castro, que tem como principais colaboradores diretos Miguel Canel. seu sucessor direto e Ramiro Valdez  que é do Politburo e camarada fiel desde Sierra Maestra.
Fidel Castro 1990 foto Alcyr Cavalcanti all rights reserved
 
Vai ser decretado luto oficial por nove dias e todos os eventos ficarão suspensos. A sua morte comunicada por seu irmão Raul Castro, seu sucessor aconteceu em um mesmo dia 25 de novembro de 1957 em que um pequeno barco o Granma saiu do México para dar inicio a um dos mais importantes acontecimentos políticos do século XX, a Revolução Cubana. Assisti a um de seus discursos em Brasília, na posse do ex-presidente Fernando Collor em 1990, quando estava a serviço do Jornal O Dia. Seu velório vai ser o encontro de vários chefes de estado de todo o mundo que estarão em Cuba para reverenciar Fidel Castro.

Comentários

Postagens mais visitadas