PCC FAZ ALIANÇA COOPERATIVA COM ADA E TCP

ALIANÇA ENTRE TERCEIRO COMANDO, ADA E PCC VAI AUMENTAR A VIOLÊNCIA
FAVELAS CARIOCAS EM GUERRA PRIMEIRO COMANDO DA CAPITAL EXPANDE SEUS DOMÍNIOS NO RIO DE JANEIRO
PCC TEM SEU NÚCLEO NA ROCINHA E ESTRATÉGIA É FIRMADA COM PRESOS  DE BANGU4
O Terceiro Comando Puro-TCP faz uma aliança pontual com a rede criminal Amigos dos Amigos-ADA para tomada de pontos de venda de drogas no Rio de Janeiro. A aliança foi firmada para combater o Comando Vermelho-CV que ainda controla a maioria das favelas do Estado. Nisso tudo tem um dedo do PCC que se concentrou na Rocinha, cuja venda de drogas é controlada pela ADA, após o rompimento com o Comando Vermelho. A união entre as três redes criminais deve aumentar a "Guerra do Rio" e vai ser intensificada na Maré que tem um grande número de favelas. O acordo teria sido firmado por Celsinho da Vila Vintém, um dos fundadores da ADA.
O Primeiro Comando da Capital-PCC amplia sua rede de ações em outros países. O último ataque foi em Ciudad del Leste onde cerca de cinquenta homens muito bem armados explodiram firma de seguros e levaram R$ 150 milhões. É a "Globalização do Mal". No  Rio de Janeiro desde sua aliança com a rede Amigos dos Amigos-ADA, diversifica suas atividades e passa a atacar agencias bancárias usando explosivos em grande escala, inclusive em locais de grande movimentação de pessoas como o recente ataque em Ipanema.   O Rio de Janeiro está vivendo uma escalada da criminalidade motivada pela disputa de territórios entre as redes criminais e a entrada do Primeiro Comando da Capital em definitivo em toda a cidade. A rede criminal Amigos dos Amigos-ADA tem seu núcleo operacional na Rocinha, mas sempre em contato com peças importantes presos no Jonas Lopes Carvalho ou Bangu4, onde as estratégias de ação são traçadas em longas reuniões. Há alguns anos atrás, antes da instalação da UPP na favela, as reuniões da ADA eram feitas em um restaurante na Via Ápia onde carros de luxo blindados traziam os chefões da facção criminal e acertos eram feitos na calada da noite.
 A rede criminal Primeiro Comando da Capital-PCC cujo chefe é Marcos Herbas Camacho o Marcola  faz uma aliança cooperativa com a rede Amigos dos Amigos- ADA estabelece suas bases na Favela da Rocinha para controlar os pontos de venda de drogas no Rio de Janeiro controlados em sua maior parte pelo Comando Vermelho-CV. O PCC teve sua fundação em 1993 por apenas nove presos após uma partida de futebol em um presídio no Vale do Paraíba, hoje seus tentáculos se estendem a 22 estados no Brasil e também no Paraguai e na Bolívia. A rede criminal desfez sua associação com o CV que já estava deteriorada desde o assassinato de Jorge Rafaat Toumani em Pedro Juan Caballero no Paraguai  que faz fronteira com Mato Grosso do Sul executado há alguns meses. Rafaat que seria o sucessor de Fernandinho Beira-Mar, um dos chefes do CV teve seu crânio esfacelado e morte imediata. O ataque  foi executado por um grupo armado com fuzis AK-47 e uma metralhadora Browning Ponto50 de grande poder destrutivo que perfurou seu carro blindado e matou três de seus seguranças. Aliança foi selada em definitivo  dentro do Presídio Jonas Carvalho ou Bangu4 no Complexo prisional em Gericinó, assim como um pacto de não traição e fidelidade absoluta.
Rocinha foto Alcyr Cavalcanti all rights reserved
Vários presos do PCC paulista foram colocados na mesma galeria dos presos da ADA em Bangu4 e fizeram um pacto contra as outras redes criminais, em especial contra o Comando Vermelho. Bangu4 é um reduto de presos da ADA, em especial criminosos que estavam na Rocinha, uma das mais lucrativas pela sua posição estratégica, onde existem várias bocas de fumo para abastecer as Zonas Sul e Oeste. A Rocinha é controlada por Rogério 157 homem de confiança de Antônio Bonfim Lopes o Nem confinado em Presídio de Segurança. O Rio de Janeiro vive há muito tempo convivendo com altos índices de violência motivado pela disputa de territórios entre quatro redes criminais Comando Vermelho-CV, a mais antiga, Terceiro Comando-TC, Amigos dos Amigos-ADA e grupos paramilitares as Milícias. Agora com a entrada em cena do PCC a relação de forças muda e vai resultar em uma reconfiguração nas favelas e morros cariocas. O PCC teve sua origem nos presídios paulistas, mas já estendeu seus tentáculos em todo o Brasil e atua também no Paraguai não só no comércio de venda de drogas, mas também na venda de armas, principalmente as de grosso calibre que estão vindo para os morros cariocas para fortalecer os criminosos  da ADA.  A "Guerra do Tráfico" mudou sua configuração com a nova aliança, moradores das favelas cariocas estão em pânico com tiroteios diários e a chegada dos novos "donos do morro", batalha que deve se intensificar com a chegada das festas de final de ano e do Carnaval, que nas quadras das escolas de samba já começou.

Comentários

Postagens mais visitadas