19 de fev de 2017

CONTINUA A FOLIA DEBAIXO DE UM SOL DE 50 GRAUS

O CARNAVAL NÃO ACABOU A FOLIA CONTINUA ATÉ DOMINGO
BLOCO DAS TREPADEIRAS FAZ MUITO SUCESSO
ACABOU O HORÁRIO DE VERÃO, MAS O CALOR CONTINUA
              "Allah-la-ô,ô,ô,ô,ô, mas que calor ô,ô,ô,ô,ô
              Atravessamos o deserto do Saara
              O sol estava quente e queimou a nossa cara"
                                           Haroldo Lobo e Nassara
Segundo a tradição cristã o Carnaval seria para espantar as mágoas em uma diversão sadia de três dias, domingo, segunda e terça, a terça feira gorda. Já se foi o tempo em que a folia terminava impreterivelmente às 24 horas da terça com intensa repressão policial. Mas a história agora é outra e vai até domingo pós carnaval. Oficialmente o Carnaval só começaria sábado dia 25, mas os blocos contrariam esse calendário e as fantasias estão em toda cidade. Acabou à meia noite o horário de verão, mas o calor aumentou e a moda agora é sair no bloco desde cedo, a concentração começa  às 6h da manhã para pular e sambar o dia inteiro. Hoje sexta feira o sucesso é cair no samba do Bloco dos Aposentados que se concentra todo ano no Buraco do Lume no Centro. Os "velhinhos" ajuntaram os últimos tostões para cair na folia e protestar contra a farsa da Previdência Social no Brasil, uma enorme tapeação para prejudicar milhões e encher os bolsos dos lacaios do FMI.

Bloco das Trepadeiras faz sucesso foto Alcyr Cavalcanti all rights reserved
 Um dos mais animados da cidade é o Cordão do Boitatá fundado há mais de vinte anos por um grupo de estudantes e artistas em nome de um personagem mítico de nosso folclore. Animação não falta no Bloco das Trepadeiras que homenageia nossa flora formado por belas jovens, algumas com seus filhinhos no colo para cair na folia, mas com moderação.
Este ano o Cordão do Boitatá em vez da Praça XV saiu da Praça Cruz Vermelha no Centro para desfilar na Henrique Valadares e na Gomes Freire ao som de marchinhas conhecidas  como Máscara Negra entremeada pelos gritos de "Fora Temer. Mais de 500 blocos desfilaram ao som das marchinhas favoritas, de sambas enredo inesquecíveis e não quiseram saber do politicamente correto, à exceção de alguns poucos blocos.
Cordão do Boitatá foto Alcyr Cavalcanti all rights reserved
 
O Cordão do Boitatá também presta homenagens a compositores brasileiros da MPB como Chico Buarque, Dominguinhos e ao compositor erudito Heitor Villa Lobo tocando "Trenzinho do Caipira" em ritmo de carnaval.  Milhares de foliões caíram na folia do bloco que não vai ter hora para acabar.
Postar um comentário

obras do pac

obras do pac
inicio de obras ao lado do ciep ayrton senna