CONTINUA A FOLIA PRA TUDO NÃO SE ACABAR NA QUARTA FEIRA


HOJE TEM MONOBLOCO PARA ENCERRAR A FOLIA 
CARNAVAL TEVE SIMPATIA É QUASE AMOR, CÉU NA TERRA E BOLA PRETA 
COMEÇOU O CARNAVAL EM RITMO DE MUITO FOGO E PAIXÃO  
              "Allah-la-ô,ô,ô,ô,ô, mas que calor ô,ô,ô,ô,ô
              Atravessamos o deserto do Saara
              O sol estava quente e queimou a nossa cara"
                                           Haroldo Lobo e Nassara
Bloco Simpatia photo Alcyr Cavalcanti all rights reserved

Sábado o Carnaval agitou vários bairros arrastando milhares pelos blocos mais tradicionais, como o Simpatia é Quase Amor em Ipanema, o Céu na Terra em Santa Teresa e hoje domingo desde as sete da matina o Bloco da Preta Gil, o Cordão do Boitatá e o Gigantes da Lira  vão arrastar multidões no Centro da Cidade e em Laranjeiras.
photo by alcyr cavalcanti all rights reservd
Segundo a tradição cristã o Carnaval seria para espantar as mágoas em uma diversão sadia de três dias, domingo, segunda e terça, a terça feira gorda. Já se foi o tempo em que a folia terminava impreterivelmente às 24 horas da terça com intensa repressão policial. Mas a história agora é outra, começa em Janeiro e vai até domingo pós carnaval. Oficialmente o Carnaval só começaria em um sábado de Fevereiro  , mas os blocos contrariam esse calendário e as fantasias estão em toda cidade. Mas em vez da pura alegria das fantasias, a turma do baixo astral acha que o negócio agora é Tiro, porrada e bomba para estragar a festa.
Bloco das Trepadeiras photo alcyr cavalcanti all rights reserved

Este ano não teve o horário de verão, mas o calor aumentou e a moda agora é sair no bloco desde cedo, a concentração começa  às 6h da manhã para pular e sambar o dia inteiro. Na sexta feira o sucesso é cair no samba do Bloco dos Aposentados que se concentra todo ano no Buraco do Lume no Centro. Os "velhinhos" ajuntaram os últimos tostões para cair na folia e protestar contra a farsa da Previdência Social no Brasil, uma enorme tapeação para prejudicar milhões e encher os bolsos dos lacaios do FMI.

 Um dos mais animados da cidade é o Cordão do Boitatá fundado há mais de vinte anos por um grupo de estudantes e artistas em nome de um personagem mítico de nosso folclore. Animação não falta no Bloco das Trepadeiras que homenageia nossa flora formado por belas jovens, algumas com seus filhinhos no colo para cair na folia, mas com moderação.
Este ano o Cordão do Boitatá em vez da Praça XV saiu da Praça Cruz Vermelha no Centro para desfilar na Henrique Valadares e na Gomes Freire ao som de marchinhas conhecidas  como Máscara Negra entremeada pelos gritos de "Fora Temer. Mais de 500 blocos desfilaram ao som das marchinhas favoritas, de sambas enredo inesquecíveis e não quiseram saber do politicamente correto, à exceção de alguns poucos blocos.
Cordão do Boitatá foto Alcyr Cavalcanti all rights reserved
O Cordão do Boitatá também presta homenagens a compositores brasileiros da MPB como Chico Buarque, Dominguinhos e ao compositor erudito Heitor Villa Lobo tocando "Trenzinho do Caipira" em ritmo de carnaval.  Milhares de foliões caíram na folia do bloco que não vai ter hora para acabar.

Comentários

Postagens mais visitadas