PAULO JOSÉ MESTRE DAS ARTES, MORRE AOS 84 ANOS

"COMO VAI, VAI BEM?" FILME DE 1968 TEVE INTENSA PARTICIPAÇÃO DE PAULO JOSÉ E DOCUMENTÁRIO SOBRE O ATOR ESTREOU COM SUCESSO 
UM ATOR DE MÚLTIPLAS FACES LUTOU CONTRA O MAL DE PARKINSON
O ator e diretor Paulo José morreu com 84 anos vitimado por uma pneumonia. Nasceu em Lavras, no Rio Grande do Sul, estudou teatro e foi para São Paulo em 1962. Deixou quatro filhos, Bel,, Ana, Clara Kutener do seu casamento com a atriz Dina Sfat e Paulo Henrique. Atores que conviveram com ele durante décadas lamentam sua morte. O documentário "Todos os Paulos do Mundo" de Rodrigo Oliveira e Gustavo Ribeiro vai homenagear Paulo José Gomes de Souza, gaúcho de Lavras no Rio Grande do Sul que  completou oitenta anos no dia 20 de março de 2017 em uma carreira plena de sucessos. Paulo José é um ator completo, como poucos nas novelas que povoam as telinhas brasileiras. "Todas as Mulheres do Mundo" em 1966 ao lado de Leila Diniz do diretor  Domingos de Oliveira projetou Paulo José como um grande ator. 
photo by alcyr cavalcanti

No mesmo ano já havia participado do filme de Joaquim Pedro, "O Padre e a Moça" com Helena Ignez. Com trinta e nove  filmes, vinte e uma novelas e algumas peças de teatro continuou trabalhando na luta contra uma doença inflexível, o Mal de Parkinson. Foi casado com as atrizes Dina Sfat, Beth Caruso e Zezé Polessa.
Aldo Sá, Paulo José, Veríssimo e Salvá (câmera) fotoAlcyr Cavalcanti rights reserved
Tive a honra de ter conhecido Paulo durante as filmagens da comédia "Como Vai, Vai Bem?" obra coletiva do Grupo Câmera de 1968. Eu era cinéfilo, tinha feito um curso de cinema no Museu de Arte Moderna e embarquei no projeto de uma cooperativa de cinema.  e fiz parte da `aventura de como fazer  cinema com quase ou nenhum recurso..  Participei dos oito episódios, como fotógrafo still e às vezes como assistente de câmera. Paulo fez vários papéis, desde padre, torcedor do Flamengo a um travesti que trabalhava para sustentar mulher e filhos, a maioria deles ao lado de seu parceiro e amigo Flavio Migliaccio. Irma Alvarez, Maria Gladys, Dina Sfat, Isabel Ribeiro foram as principais atrizes do filme. Alberto Salvá dirigiu três episódios além de Paulo Veríssimo, Carlos Camuyrano, Carlos Alberto Abreu, Valquiria Salvá e Daniel Shutoriansky.  Paulo Penafiel, Aldo de Sá Brito Estrela Bohadana, Jessel dos Santos, Nacif Elias, Amaury Ribeiro e Eu também fazíamos parte da Cooperativa.   
foto Alcyr Cavalcanti all rights reserved
Paulo José sempre colaborou, tanto na produção quanto dando dicas para os diretores. Depois de alguns anos nos reencontramos  durante gravações de novelas da TV Globo quando eu trabalhava para as revistas da Editora Vecchi, Romântica e Grande Hotel nos anos 70.  Depois foram encontros fortuitos na noite carioca.

Comentários

Postagens mais visitadas