BRASIL PENTACAMPEÃO-Um olhar pelas copas do mundo

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA FAZ UMA HOMENAGEM AOS "DEUSES DO FUTEBOL"

" Football  la bagatelle la plus sérieuse du monde"
                              Christian Bromberger 
O futebol é uma paixão planetária, um jogo, um esporte, uma religião, um negócio bilionário que pode envolver bilhões de pessoas em todos os continentes. A Federação Internacional de Futebol-FIFA tem mais filiados do que a Organização das Nações Unidas-ONU. O futebol como paixão é capaz de desencadear guerras fratricidas, mas também capaz de promover a paz.  A " Guerra do Futebol" entre Honduras e El Salvador foi desencadeada em julho de 1969 durante as eliminatórias da Copa de 1970. Foi necessária a intervenção da OEA que negociou um cessar fogo para por fim a uma guerra que parecia não ter fim que vitimou milhares.
abertura da exposição na sff 

Mas como nem tudo é violência o Brasil através da seleção pentacampeã do mundo foi levar em 2004 a "Diplomacia da Bola" até Porto Príncipe no Haiti interrompendo uma luta entre irmãos ao levar alguns momentos de alegria a um povo devastado pela guerra civil. O país parou para reverenciar os campeões do mundo.
Foto Agencia Globo/Acervo ARFOC uso proibido sem autorização

A Associação Profissional de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro-ARFOC  em parceria com a Sociedade Fluminense de Fotografia-SFF vai homenagear os "deuses do futebol" em uma exposição fotográfica com imagens marcantes que vão ficar para a história. Poderemos entre diversas fotografias apreciar a magia de Pelé através das lentes de Alberto Ferreira, a alegria de 1970 através da foto emblemática de Orlando Abrunhosa ou a vitoriosa equipe dirigida por Parreira na imagem de Anibal Philot. Mas como nem tudo é festa, temos também o registro das tragédias de 1990, 1998 e da última Copa do Mundo em 2014. As fotografias fazem parte do Acervo da ARFOC efetuadas pelos nossos associados, com a curadoria de Alcyr Cavalcanti.


SERVIÇO: Abertura da Exposição dia 07/06/2018 às 19h. 
Visitação de 08/06 até 27/08 de 9h às 19h entrada franca 
Sociedade Fluminense de Fotografia Rua Dr Celestino 115 Niterói-Centro tel 26201848 

Comentários

Postagens mais visitadas