FLUP 2019 A FESTA DAS PERIFERIAS

 FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DAS PERIFERIAS NO MAR FOI UM SUCESSO  
MAS O MUSEU ONDE A FESTA ACONTECEU PODE FECHAR 
            Trem sujo da Leopoldina,correndo, correndo parece dizer
            tem gente com fome, tem gente com fome, tem gente com fome 
                                                                  Solano Trindade 

A FLUP assim como milhares de eventos realizados no MAR foi um sucesso, mas o Museu localizado na Praça Mauá está sob ameaça de fechar. É mais um caso da total falta de interesse dos governantes em um país mergulhado em uma enorme crise financeira e administrativa, onde a Educação e a Cultura são consideradas sem nenhuma importância para a sociedade. Um abraço simbólico de produtores culturais, artistas e membros da sociedade fizeram um abraço simbólico para sensibilizar a Prefeitura para impedir o fechamento do Museu.
Chegou ao seu final a FLUP, após cinco dias de intensa programação e muito sucesso. Que venham outras. A FLUP idealizada pelos produtores culturais Julio Ludemir e Écio Salles chega à sua oitava edição, desta vez em pleno asfalto, em um museu tradicional, o Museu de Arte do Rio de Janeiro- MAR, na Praça Mauá. Júlio Ludemir não vai contar esse ano com o dinamismo e o otimismo de Écio Salles, um verdadeiro intelectual orgânico, na mais pura acepção gramsciana. Écio  faleceu recentemente, mas deixou um legado cultural precioso e ficará sempre na lembrança de todos aqueles que lutam por um Brasil melhor e menos desigual. 
photo by alcyr cavalcanti all rights reserved

Solano Trindade, poeta, artista de múltiplas formas, criador e diretor do Grupo de Ballet "Brasiliana" é o grande homenageado na oitava edição da Festa das Periferias que teve início dia 16 de outubro e vai até o domingo 20 de outubro com uma série de atividades gratuitas e vai ser uma celebração da poesia falada, em especial do povo negro. "Solano era um artista múltiplo, que ora recorria ao teatro,ora à poesia, ora às artes plásticas sempre usando o fazer artístico para tornar esse mundo um lugar melhor para nossos filhos" destaca Julio Ludemir. 
família trindade photo by alcyr cavalcanti all rights reserved

Familiares de Solano Trindade apresentaram um belo show musical na grande festa de abertura.  A primeira mesa de debates no dia da abertura foi com o tema "Porque umas e não outras" com mediação de Ana Paula Lisboa. Um dos destaques da FLUP é Ami Weickaane, senegalesa e curadora de um festival de cultura negra o "Afropunk" que começou no Brooklyn nos Estados Unidos em 2005. O evento será realizado ano que vem no mês de novembro em Salvador, quem veio também foi a jornalista francesa Audrey Pulvar especialista em conflitos ambientais. 
photo by alcyr cavalcanti all rights reserved

O artista plástico Alexix Peskine é uma das atrações da FLUP. Apresenta quadros de rostos de negros feitos com centenas de pregos, para ele uma metáfora do sofrimento da escravidão e de sua luta. Alexix foi criado na França, sua  mãe é baiana. casada com um russo mas estudou nos Estados Unidos..  A Festa Literária teve o apoio de várias entidades como o Consulado da França, Banco Itaú, Goethe- Institute, Ford Foundation, Secretaria Municipal de Cultura e tem uma série de atividades, para todas as idades, inteiramente gratuita e teve um grande final no domingo 20 de outubro. 

Comentários

Postagens mais visitadas