MORADORES DA ROCINHA AINDA ESPERAM AS OBRAS PROMETIDAS

atualizado em 29/08/2023

QUEDA DE BARREIRAS E IMÓVEIS INTERDITADOS POR CAUSA DA CHUVA

MORADORES  FIZERAM DIVERSOS PROTESTOS CONTRA PARALISÇÃO DAS OBRAS

FOME TAMBÉM TEM AFETADO A IMENSA POPULAÇÃO

 " A verdade da promessa ou o prognóstico depende da veracidade e da autenticidade daquele                   que as pronuncia "  Pierre Bourdieu

            "Vou trabalhar muito para a Rocinha dar certo"  Eduardo Paes

A chuva que tem caído em toda cidade, afetou muito a Rocinha, causando queda de barreiras e a demolição de um prédio de cinco andares que ameaçava desabar. O prefeito Eduardo Paes foi verificar os estragos e prometeu resolver os problemas.

A ministra do Turismo Daniela do Waguinho que era uma esperança para os moradores foi demitida . Pressões políticas e perda  de apoio em seu partido, União Brasil, são barreiras quase intransponíveis. Em verdade o que está em jogo são verbas e cargos cobiçados por políticos que só pensam em dinheiro e poder  e que não tem nenhuma consistência ideológica, acostumados ao jogo da política, que na prática é uma tremenda jogatina uma corrida desenfreada atrás de dinheiro. Os mais de 125  mil moradores que tinham nela um contato direto devido a suas bases eleitorais na localidade vão ficar mais uma vez ao Deus dará. Obras, nem pensar. 

Ano novo, vida nova, a Rocinha espera que o novo ano que se avizinha venha trazer alguma esperança para seus mais de 125 mil moradores e que enfim a imensa favela se torne definitivamente um bairro, urbanizado e principalmente com saneamento básico.  O governador reeleito Claudio Castro mais uma vez prometeu mundos e fundos aos moradores durante toda campanha, principalmente na véspera da eleição onde proporcionou aos mais chegados um mega churrasco na Via Ápia que rolou até o dia amanhecer. Cansados de conversa fiada vão mais uma vez apelar à uma pessoa que vai privar de um contato mais direto como o presidente Lula, a Ministro do Turismo Daniela Mota Carneiro, mais conhecida como Daniela do Waguinho que teve a maior votação do estado, 213 mil votos, muitos deles na Rocinha onde montou um estratégico comitê eleitoral, em uma das zonas mais pobres, o Valão. Daniela e seu marido Wagner Carneiro o Waguinho foram decisivos para a vitória de Lula. Waguinho tem enorme prestígio não só em seu feudo, Belford Roxo, mas em toda Baixada Fluminense. 

Moradores da Rocinha protestam contra a paralisação das obras na localidade e cobram do governador Claudio Castro a conclusão das obras iniciadas há algum tempo e que estão novamente sem previsão de serem reiniciadas. O eminente arquiteto Luiz  Carlos Toledo foi o convidado dos moradores da Rocinha para expor aos governantes a necessidade da retomada das obras interrompidas. A reunião foi realizada na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem na Estrada da Gávea no dia 09/04/2022. Toledo conhece profundamente os problemas habitacionais de nossa cidade e tem lutado pela melhoria das condições de vida dos moradores da imensa favela.


 Há meses atrás arquiteto e ativista urbano Guto Santos foi o convidado para discutir as obras de saneamento há muito prometidas e muito pouco efetuadas. O prefeito Eduardo Paes em recente visita à Rocinha, participou de um evento na Quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha na Rua Berta Lutz. e prometeu realizar uma série de obras em benefício da localidade. Prometeu obras de reparo na canaleta do Morro Dois Irmãos, reforma de quadras de esporte, contenção de encostas, reforma do Camelódromo e  recuperar e reformar as unidades de Saúde. Os moradores cansados de conversa fiada, esperam que pelo menos parte das promessas sejam cumpridas, governantes se sucedem e pouco ou nada foi feito. As últimas administrações em todos os níveis foram desastrosas.   , .

reunião de moradores (foto cedida)

  Moradores se mobilizaram há meses atrás em uma plenária no CIEP Ayrton Senna e pedem ao governador Claudio Castro que dê prosseguimento às obras do Programa Comunidade Cidade que estão paralisadas. Muito pouco foi efetuado no Programa inaugurado com muita pompa em janeiro de 2020. O arquiteto Luiz Carlos Toledo que estava desenvolvendo o Projeto afirma "Que acabar o programa urbanístico é um tiro no pé". Para castigar ainda mais os moradores da Rocinha, o Natal foi em meio a muita chuva e ainda com a Pandemia atuando de maneira inclemente, os moradores da Rocinha pedem mais atenção das autoridades e apelam ao prefeito eleito Eduardo Paes que ajude a comunidade a ter dias melhores e que as imensas dificuldades que todos enfrentam sejam superadas, mormente agora que veio à tona  o grave esquema de corrupção envolvendo o bispo Marcelo Crivella da IURD que está em prisão domiciliar. 


 O eminente arquiteto Luiz Carlos Toledo da  Mayerhofen e Toledo Arquitetura fez uma grave denúncia a respeito do Programa Comunidade Cidade que seria inicialmente implantado na Rocinha e no Vidigal e depois em outras localidades, Toledo, um profundo conhecedor dos problemas habitacionais na cidade manifestou sua indignação ao saber que o Programa deixou de existir e que só restou  um pequeno lote de obras de recuperação e modernização de um reservatório e algumas melhorias em alguns dos milhares de becos da imensa Favela. A promessa de levar saneamento básico à toda localidade é um sonho antigo assim como a construção de equipamentos urbanos, recuperação de talvegues, alargamento de becos e vielas, abertura de novas ruas e a construção de pelo menos mil moradias para abrigar na própria localidade as famílias deslocadas pelas obras, evitando a remoção para locais distantes. Talvez seja pior o efeito simbólico de mais uma decepção de sonhos desfeitos.

Toledo em reunião na Rocinha photo Alcyr Cavalcanti

A equipe formada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras-SEINFRA trabalhou arduamente durante quase dois anos sob o risco da Pandemia desenvolvendo os projetos necessários ao início das obras. Participei de uma das reuniões no CIEP Airton Senna na Rua Berta Lutz no início de março e percebi em todos os participantes a esperança de dias melhores. Fica uma pergunta dirigida ao atual governador Claudio Castro a mesma que já foi feita ao então governador Wilson Witzel :" A Rocinha vai ser enganada mais uma vez?". Witzel prometeu em seu início de governo uma série de obras na Rocinha, inclusive tendo com ponto central, segundo sua visão a construção de um Boulevard onde os moradores pudessem flanar livremente. Essa é a pergunta dirigida agora ao governador Claudio Castro  e pedem também a interseção do prefeito eleito Eduardo Paes para que mais uma vez as favelas não sejam abandonadas. O arquiteto Luiz Carlos Toledo faz um apelo emocionado :" Caro governador, não deixe o Programa Comunidade Cidade morrer, desista de acabar com um programa de importância vital para os mais de 150mil moradores da "Maior Favela da América do Sul". 

Comentários

Postagens mais visitadas