MORADORES DA ROCINHA TEMEM DESABAMENTOS

atualizado em 14/10/2023

   A verdade da promessa ou o prognóstico depende da veracidade e também da autoridade 

   de quem os pronuncia.             Pierre Bourdieu

CHUVAS FORTES PODEM TRAZER DESABAMENTOS NA PARTE ALTA 

OBRAS PARALISADAS DO PAC-1 TEM DE SER CONCLUÍDAS

LULA PROMETEU ACABAR COM A IMENSA POBREZA QUE ATINGE MAIS DE 35 MILHÕES DE BRASILEIROS

A Rocinha está em estágio de atenção, sirenes foram ligadas para alertar a população, principalmente  quem mora em condições precárias. A imensa população teme uma tragédia sem precedentes e pede que as obras prometidas pelos diversos governantes sejam enfim efetuadas.  

 Duas construções que seriam usadas pelos narcotraficantes chefiados por Jhony Bravo e usadas para reuniões e também para monitorar o imenso território devido à localização privilegiada foram postas abaixo por ordem da Prefeitura. Tudo ocorreu sem haver nenhum confronto. 

 É Páscoa, tempo de renascimento, de esperança, de muita fé que dias melhores hão de vir. Todos esperam que os governantes, de todos os níveis sejam tocados pelos tempos de paz e harmonia e compaixão pelos despossuídos. Os moradores da "Maior Favela da América do Sul" acreditam que em 2023  seja o início de uma nova fase de melhorias, após sete anos de muitas dificuldades. A lista de problemas é imensa , mas acreditam que Lula que conhece bem como sobrevive a imensa população vai enfrentar e principalmente resolver pelo menos os maiores desafios que são saneamento e urbanização. Obras do PAC-1 e PAC-2 terão de ser concluídas, umas nem sequer foram iniciadas, A "Roupa Suja" continua a mesma desordem onde falta tudo e nem o plano inclinado nem o teleférico saíram do papel.

a santa ceia photo alcyr cavalcanti all rights reseved

roupa suja foto alcyr cavalcanti all rights reserved


O presidente eleito por milhões de brasileiros vai enfrentar inúmeros problemas, fruto de uma crise de mais de sete anos, sem precedentes  em toda nossa história. . O maior problema é a imensa pobreza que aflige mais de 35 milhões de brasileiros, a maioria sem ter um prato de comida e um teto para servir de abrigo. O crescimento desordenado vai exigir uma política habitacional para dar uma solução aos inúmeros problemas que afligem os milhões de moradores das favelas e conjuntos habitacionais. A Rocinha, uma das maiores favelas da América do Sul espera dias melhores do novo governante.

A militância que apoia a candidatura de Lula, percorreu a Rocinha para conquistar o coração e mentes dos moradores. Os eleitores de Lula têm aumentado de modo significativo no corpo a corpo dos muitos   apoiadores do ex-presidente. Freixo e Lindbergh, vários outros políticos e lideranças locais foram pedir votos para Lula.  

Via Ápia divulgação PT
A velha, mas eficiente tática de "matar um boi" e distribuir pra quem precisa sempre rendeu muitos votos. Foi assim na Via Ápia desde o final da noite de sábado até as primeiras horas  do dia  eleição, onde uma multidão em festa se saciou pela madrugada a dentro na noite de sábado pra domingo, e só parou quase na hora da  eleição. Uma salva de fogos fez a abertura da comilança, muita cerveja e outros aditivos para acompanhar o suculento churrasco além de uma  boa conversa, ajudaram a tirar as dúvidas em uma bela, mas efêmera confraternização. Uma calejada liderança, que já viu muita coisa em época eleitoral que resolveu não participar por recomendação superior disparou "quando essa carne acabar não vai ter nem pé de galinha pro almoço, a moçada vai ter de comer um dia sim, um dia não, senão o bicho vai pegar" 

 Desde a eleição de Claudinho da R1 para vereador que a Rocinha não consegue eleger um morador da localidade e que possa defender suas necessidades, Continua uma dispersão de votos entre pessoas que só frequentam a favela raramente. Entre os deputados Daniela do Vaguinho a mais votada do estado, teve seu comitê de campanha  na entrada do Valão. Os votos da Rocinha foram majoritariamente para o atual governador que quase nada fez pela imensa localidade. Claudio Castro já comemorava sua reeleição com antecedência. Um farto churrasco na Via Ápia no sábado à noite, varou a madrugada a dentro, onde cabos eleitorais e votantes comemoraram antecipadamente sua reeleição.  Na Rocinha muitos candidatos a deputado e que tem voto conjunto com Claudio Castro deixam para seus eleitores voto aberto para presidente, embora naturalmente deveriam votar em Bolsonaro. Alguns candidatos que moram na localidade estão na disputa como Marcelinho do CIEP, Léo Comunidade, Adelson Guedes, mas vários que têm suas bases eleitorais na favela apoiados por cabos eleitorais com prestígio na população como Washington QuáQuá, Lindbergh Reis, André Lazaroni, Gutemberg Reis, Laura Carneiro. 

photo by alcyr cavalcanti all rights reserved
Alguns preferem panfletar em algumas áreas, onde na entrada do Valão um comitê de Daniela do Vaguinho que faz dobradinha com Márcio Canella pedia votos, assim como intensa panfletagem em toda a extensão.  O jogo do bicho não funcionou, seus apontadores foram liberados para cumprir seu dever cívico, mas em um dos maiores pontos de venda de drogas da localidade, o Valão, soldados bem atentos e armados com  fuzis preparados para a contenção, na defesa de seu território.                        

A "Maior Favela da América do Sul", como é conhecida por seus moradores tem uma população  estimada em mais de 130 mil habitantes, a maioria migrantes vindos do Nordeste, onde muitos não transferiram seus títulos dos estados de origem. Um contingente em torno de 27 mil eleitores atrai políticos que geralmente prometem aquilo que nunca irão cumprir. O Rio de Janeiro tem o estigma de ter cinco ex-governadores presos, um vice de Claudio Castro Washington Reis cassado em meio à campanha  e seu chefe de policia preso por envolvimento com jogo do bicho e solto por decisão judicial às vésperas da eleição. Muitas bandeiras de Lula e Bolsonaro, não só na entrada da Via Ápia, mas em toda favela. A campanha é principalmente uma forma muito bem vinda de trabalho temporário, em uma fase de desemprego estrutural que se acelerou no governo Bolsonaro, principalmente no Rio de Janeiro.  

photo by alcyr cavalcanti all rights reserved

Lindbergh Farias e Washington Quà, Quà do PT fazem muita panfletagem na Rocinha assim como seus adversários Rosenverg Reis e Rodrigo Bacelar do PL apoiados por Castro na disputa de votos. 

Nessa imensa favela promovida a bairro por decisão judicial onde falta quase tudo, os moradores estão cansados de falsas promessas através de anos e anos, onde pouca coisa foi feita. Movidos entre a indiferença e a esperança de dias melhores vai transcorrer a eleição, de qualquer forma um dia de festa.  Os adeptos da candidatura do atual governador que tenta a reeleição deram um apetitoso churrasco na Via Ápia regado a muita cerveja e alguma coisa mais, na tentativa de angariar mais votos para garantir mais quatro anos. Quem sobreviver verá. 


Comentários

Postagens mais visitadas