ASSALTANTES AGEM NO CENTRO E COMÉRCIO VAI À FALÊNCIA

 

REVIVER CENTRO O LEMA DA PREFEITURA NÃO SAI DO PAPEL

RIO TEM QUASE 10 MIL PESSOAS MORANDO NAS RUAS EM COMPLETO ABANDONO

O Projeto "Reviver Centro", um programa da Prefeitura do Rio de Janeiro para recuperação urbanística, cultural, social e econômica do centro da cidade até agora não saiu do papel. Com a maioria de lojas e escritórios fechados, ao centro parece um deserto à exceção de alguns pequenos nichos. Para a Prefeitura, um de seus maiores  objetivos é atrair novos moradores, aproveitando as construções existentes e terrenos que estão vazios há décadas, de uma região com infraestrutura e um grande patrimônio cultural, com teatros, museus, restaurantes e também a reabertura de salas de cinema.  O problema é que o Programa tem sido apenas uma peça de propaganda, que ninguém sabe quando de fato vai começar. 

photo alcyr cavalcanti all rights reserved

O projeto é ambicioso e necessário, mas como está  sendo efetuado vai privilegiar somente a Região do Cais Porto, o Porto Maravilha que teve grande impulso na Copa do Mundo em 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016. Grandes investimentos vão ser necessários, face aos inúmeros problemas agravados pela Pandemia.

museu do amanhã photo alcyr cavalcanti all rights reserved

O Centro da Cidade é uma região enorme, desde a Glória até a Rodoviária, passando pela Pça XV, plena de contrastes e inevitáveis confrontos.. Essa área está em um processo de extrema degradação, de longa data, agravado pela pandemia do COVID. Comércio que já foi pujante, hoje em dia é quase inexistente, com inúmeras lojas comerciais, restaurantes e cafés fechados por motivo de falência. Além disso a violência, assusta não só pedestres, mas até motoristas que são assaltados constantemente, a qualquer hora do dia ou da noite. O alvo preferencial são idosos e mulheres grávidas, os meliantes vão em busca de celulares, joias ou qualquer coisa que possa dar lucro. Os registros de furtos subiram em grande proporção. Na 4a DP na Av. Presidente Vargas os furtos1 subiram em mais de 150% em um ano e na 1a DP na Pça. Mauá em mais 250% no mesmo período. Menores são usados, ou como olheiros ou mesmo como praticantes de furtos Policiais do Centro Presente e guardas municipais não conseguem impedir o grande número de furtos e assaltos, que estão afastando as pessoas do Centro da Cidade.

  O número de moradores de rua aumentou significativamente há alguns anos, já são quase oito mil pessoas em completo abandono agravado pela epidemia de crack e outras drogas, um problema de difícil solução, que vai precisar de uma atuação conjunta com médicos e assistentes sociais  para ser resolvido. Atual administração vai precisar de um esforço muito grande para tornar esse caos urbano que se instalou na região central da cidade, venha a se transformar em um lugar de muitos atrativos e tornar não só o Porto, mas também essa enorme área um "Centro Maravilha" e futuramente toda a bela e caótica Cidade de São Sebastião volte a ser maravilhosa.  

Comentários

Postagens mais visitadas