BOTAFOGO: UM FINAL SOMBRIO COM UM TÍTULO JOGADO NO LIXO


atualizado em 06/12/2023

"Há coisas que só acontecem ao Botafogo"

DE FAVORITO AO TÍTULO A UM SOFRIDO QUINTO LUGAR

MUDANÇA DE TREINADOR, ERROS DE ARBITRAGEM OU AZAR?

NÃO TEM EXPLICAÇÃO, FOI  UM ANO PARA ESQUECER, UM TIME SEM NENHUMA SORTE NEM VONTADE DE VENCER 

O sonho acabou, o ano acabou, pelo menos para o Botafogo. Os deuses do futebol abandonaram o Glorioso, mais uma vez, não conseguiu nem ficar na Fase da Libertadores, ou seja até o quarto lugar, vai ter de se virar para a Pré-Libertadores que começa em fevereiro.  Mas não foi somente esse fator, foi uma soma de tudo em um resultado que ninguém esperava, pelo menos até a 20a  rodada. Escolhas erradas , cinco treinadores em um ano, inclusive com um técnico que abandona a equipe no auge, com oito pontos de diferença para o segundo colocado. O Brasileirão vai ficar marcado, não pela reação e muito equilíbrio de um elenco acostumado a vencer, em qualquer situação o Palmeiras de Abel Ferreira, mas pelo desperdício de um time que jogou fora o campeonato mais ganho da  história de nosso futebol. Tinha de ser  o Botafogo a causar um sofrimento desses a seus fiéis torcedores. Teve até  um pênalti a favor na prorrogação, mas não deu tempo para comemorar, segundos depois  em um ataque o Coritiba empata o jogo e o juiz encerra a partida e o Glorioso dá adeus em definitivo ao campeonato. . 

Lamentável, chega a dez partidas sem vitória, está provado que o time não sabe ou não quer vencer. A tragédia de sempre se repete, o time domina o primeiro tempo e abre as pernas nos minutos finais, estranho muito estranho. Contra o Palmeiras, Bragantino, Fortaleza e agora contra um Santos que luta contra o rebaixamento a mesma situação, sofre um gol no final ou até nos acréscimos. Tem alguma coisa estranha nesse Brasileiro 2023 e principal o time tem boa parte da culpa. 

 O Glorioso está com técnico novo pra tentar retomar a série de vitórias interrompidas no segundo turno. A dificuldade em vencer persegue o Glorioso, que não conseguiu derrotar o Fortaleza que vinha de sete derrotas seguidas. Mas o Botafogo mais uma vez foi um time frágil e sem conjunto nem equilíbrio pra vencer. Em jogo anterior contra o  o Bragantino, sofreu o gol de empate na prorrogação. . A lenga lenga se repetiu momentos fulminantes com contra ataques mortais e uma apatia impressionante. Mais uma vez a vitória escapou na prorrogação a custou a liderança após dezenas de rodadas. Depois de cinco derrotas consecutivas e um empate  , sendo duas depois de estar vencendo por diferença de três gols, o Botafogo demitiu o técnico Lúcio Flávio que teve um péssimo aproveitamento e vai contratar Tiago Nunes como "salvação da lavoura".   O Botafogo despencou, era um time imbatível, agora é um verdadeiro "saco de pancadas", perde pra todo o mundo. Depois de cinco derrotas, quase todas inexplicáveis a torcida entrou em desespero e invadiu o campo depois da virada do Grêmio, o ex-Glorioso vencia por 3x1 e a derrota por 4x3 se repetiu, foi igual ao jogo com Palmeiras.  A derrota da vez foi para o Vasco, uma equipe que luta para não cair. O velho ditado se repetiu mais uma vez, e aconteceu para  desespero de todos inclusive do "dono" do time John Textor que invadiu o campo e protestou em alto e bom som contra a possível e roubalheira do campeonato. De fato é inadmissível massacrar o Palmeiras o primeiro tempo e levar um baile no segundo tempo. Vieram lances discutíveis, como a expulsão de Adryelson e os minutos a mais, o Bota levou um gol no derradeiro segundo da prorrogação.  O pênalti perdido pelo artilheiro Tiquinho  que não marca há algum tempo merece também um estudo. Vai ser difícil reverter. 

Botafogo x  Cuiabá, partida difícil todos sabiam, pois o Cuiabá pretende ficar entre os dez primeiros e o Glorioso  luta pelo tão sonhado título. Mas o Bota ignorou e achou que venceria mais cedo ou mais tarde. Em um contra ataque (arma do Glorioso) e falha do goleiro o Cuiabá faz o único gol e vence a partida, complicando a tão sonhada busca da taça. A diferença para o Palmeiras agora é de seis pontos   e na quarta o campeonato pode ser decidido entre o líder e o segundo colocado. Quem vencer pode comemorar por antecipação. . 

Era a vez  do Atlético-PR time  a ser superado na corrida de obstáculos rumo ao tão cobiçado título. Mas a falta de energia provocou cinco vezes a interrupção da partida que teve de ser adiada a toque de caixa, mas com um detalhe que prejudicou não só a equipe mas principalmente os mais de 40 mil torcedores que foram prejudicados porque a CBF determinou estádio vazio, sem torcida e pra piorar vai adiar o jogo de terça com Fortaleza que está totalmente focado na Sulamericana.  Essa CBF é um grupo totalmente nocivo para o futebol brasileiro.

O  desafio era enfrentar o América-MG que iria dar tudo que pode para fugir do rebaixamento. Partida difícil para o líder, mas com atuações ótimas de Perry, que defendeu pelo menos três bolas que tinham  destino certo  e a velocidade e precisão de Junior Santos que marcou os dois gols que deram a vitória ao Botafogo.

Lucio Flávio assume e consegue contornar a crise após cinco jogos sem vitória. Bastou voltar ao esquema vitorioso com contra-ataques certeiros e fez 2x0 no Fluminense a poderia ter sido mais. Os jogadores fecharam com treinador e pode vir muita coisa boa por aí. Após uma série sucessiva de quatro derrotas  e um empate, eliminação na Sulamericana e uma injustificável queda  de rendimento, ao fazer a pior campanha entre os vinte clubes  no segundo turno Bruno Lage foi demitido. A gota d'água foi a inexplicável barração de seu artilheiro Tiquinho que só entrou porque o time estava a perder de um dos piores times do Brasileirão, o Goiás.   .De nada adiantou o treino aberto para uma aproximação entre torcedores e jogadores. Uma partida contra um dos piores times do campeonato e mesmo assim não saiu de um empate com um gol salvador do artilheiro Tiquinho barrado inexplicavelmente  por Lage, que só tirou o melhor jogador  do banco de reservas no segundo tempo, quando perdia de 1x0. 

Torcedores insatisfeitos pedem explicação à diretoria, e querem saber porque a equipe tem jogado tão mal, é inexplicável jogar fora um título quase ganho, o capitão do time o experiente Marçal fez uma falta inexplicável foi expulso e a equipe desabou, perdeu para o Corinthians que vai mal das pernas e saiu de perto da zona do desespero.  A torcida lamenta um título que já estava quase ganho seja jogado fora por uma total falta de responsabilidade, de todos, desde os dirigentes até os jogadores e principalmente pelo treinador, ao que parece uma péssima escolha. 

O técnico Bruno Lage deu seis dias de folga para o elenco após a partida de sábado em que o Glorioso perdeu para o Flamengo após muitos jogos de invencibilidade. Lage  teve uma semana para acertar o time, voltar a conquistar vitórias e manter o Botafogo com folga na ponta da tabela. Mas nada disso adiantou, o time parece ter perdido o encanto e vai acumulando derrotas, em pouco tempo caiu de 13 pontos de diferença para o Palmeiras, para apenas sete pontos. 

O  Glorioso vive uma situação inusitada, que de fato só acontece ao Botafogo. O técnico vitorioso Luís Castro abandona a equipe em meio a uma campanha jamais vista, com treze pontos à frente do segundo colocado ao final do primeiro turno, nas 19 rodadas com apenas duas derrotas. Deixa o time ao abandono depois de levar mais de um ano para transformá-lo em uma equipe quase imbatível, derrotando os principais candidatos ao título, Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Grêmio, alguns com relativa facilidade. Castro levou um bom tempo para condicionar a equipe de modo reativo e fulminante, baseado em jogadas exaustivamente treinadas. Não tem como mudar isso, os últimos resultados mostram com clareza. 

foto divulgação

Pega de surpresa a diretoria tentou manter Castro, mas  cobrir  a proposta dos árabes era impossível. A tentação dos petrodólares falou mais alto e desde então o time desandou, perdeu o encanto. Veio outro lusitano para continuar a campanha vitoriosa que poderia dar ao Glorioso o título por antecipação, torcedores e grande parte da imprensa já davam como certa a conquista de um título tão almejado, mas como certas coisas só acontecem ao Botafogo, parece que a profecia vai ser cumprida, mais uma vez. A torcida do Glorioso espera que o novo treinador faça uma autocrítica deixe a teimosia e reconheça que deve manter uma equipe que tinha um estilo de jogo exaustivamente preparado pelo antigo técnico Luís Castro. Vai ter mais de uma semana para refletir  deixe de lado a tentativa de mudar um estilo vitorioso que os jogadores sabem de cor, para fazer experiências que não tem dado certo. A eliminação da Sulamericana de forma ridícula contra equipe bem fraquinha e a derrota contra o Flamengo no sábado sirvam de lição para o "professor" e que Bruno Lage não procure inventar a roda. Afinal como diria o genial Sepp Herberger " A bola é redonda, a partida dura só noventa minutos, tudo mais é pura teoria".  

Comentários

Postagens mais visitadas