ARQUITETOS DISCUTEM A FAVELA DA ROCINHA MAS O GOVERNO NADA FAZ

    FORUM DE DISCUSSÃO SOBRE A FAVELA DA ROCINHA 

atualizado em 05/01/2024

O Fórum de discussão sob a coordenação dos arquitetos e urbanistas Vera Regina Tângari e Luís Carlos Toledo tem por objetivo analisar as causas do  relativo insucesso das políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida nas favelas, em particular na Favela da Rocinha. O  objetivo é promover um debate qualificado  sobre o tema. O Fórum vai se desenvolver em três módulos e cada módulo compreenderá etapas distintas. O módulo 1 que começou em setembro de 2023 com uma série de entrevistas, teve sua segunda etapa no dia 22/11/2023 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo com um Colóquio em forma de conversa com diversos profissionais, estudiosos e lideranças não só da Rocinha entre outros José Martins, Severino Franco, pesquisadores de outras favelas, como o Dr. Ricardo Moura ex-morador do Conjunto de Favelas do Alemão,   formado por treze favelas, situado na Zona da Leopoldina.

obra inacabada photo by alcyr cavalcanti all rights reserved

Um dos problemas a ser debatido é porque os moradores da Rocinha, favela localizada entre dois bairros Gávea e São Conrado, bairros de alto poder aquisitivo, servidos por infraestrutura e serviços públicos de alta qualidade tem de conviver com serviços públicos precários, falta de saneamento e problemas de moradia. Os moradores da imensa localidade esperam que as promessas e campanha, que tem se repetido a cada eleição sejam cumpridas. O Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento vai ser retomado e os moradores  esperam com ansiedade que as obras prometidas sejam concluídas. 

O Fórum vai ser reiniciado em fevereiro de 2024 com nova série de entrevistas e uma nova roda de conversas prevista para abril de 2024.. Ao final será organizada uma publicação  reunindo os resultados, inclusive com a edição em vídeo das entrevistas efetuadas. 

Comentários

Postagens mais visitadas