PASSARELA DO SAMBA FAZ 40 ANOS

 DESFILE DAS CAMPEÃS CONSAGRA VIRADOURO DE NITERÓI 

O SAMBÓDROMO É O TEMPLO DO SAMBA 

JOÃOZINHO TRINTA O GÊNIO DO CARNAVAL 

   Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de luxo

            Joãozinho Trinta

Joãozinho Trinta photo alcyr cavalcanti all rights reserved


                                                 

photo by alcyr cavalcanti all rights reserved


Projetado pelo gênio de Oscar Niemeyer a Passarela Professor Darcy Ribeiro mais conhecida como Sambódromo é uma enorme estrutura de concreto armado que foi inaugurado no Carnaval de 1984 após muita polêmica e muito esforço. Operários se revezavam em vários grupos, trabalhando diuturnamente para entregar a obra em pouco mais de quatro meses. A obra veio substituir as arquibancadas de madeira que eram montadas na Presidente Vargas, o que viria a causar um enorme transtorno. Era necessário um lugar apropriado para os desfiles das escolas de samba, o sonho do antropólogo Darcy Ribeiro, um verdadeiro estádio para a maior festa popular. 

photo by alcyr cavalcanti all rights reserved

O gênio de Oscar Niemeyer com ajuda do engenheiro José Carlos Sussekind responsável pelo cálculo estrutural permitiu que a obra ficasse pronta para o carnaval de 1984 o que causou enorme polêmica, por motivação política por grupos de direita que haviam sido derrotados na eleição de 1982, quando Leonel Brizola venceu o pleito estadual. Uma obra desse porte construída em tão pouco tempo não poderia dar certo, para certo setores que faziam oposição ferrenha ao governador.  Trabalhava na equipe fotográfica do Globo, então fui designado para encontrar prováveis rachaduras, erros na estrutura que poderiam causar um desastre, a vitimar milhares de pessoas. Fui substituir um colega, que nada encontrou, nem poderia encontrar. Debaixo de um calor infernal comecei a procurar sabendo que nada iria encontrar, então comecei a fotografar detalhes em ângulos diversos.   Em um dos meus registros fotográficos apareciam em destaque as  juntas de dilatação nas arquibancadas, necessárias em obras de concreto armado. . A imagem foi utilizada em destaque com a legenda que dizia poder causar um desastre em um provável desabamento, um texto Fake e maldoso e de certa forma grotesco, que satisfez a direita raivosa, mas que levou temporariamente o jornal ao descrédito com  uma legenda funesta e totalmente parcial. O Globo fazia forte oposição ao governador Leonel Brizola e às iniciativas de Darcy Ribeiro que não acreditava no sucesso da obra. 

Ano após ano os desfiles passaram a ser o ponto alto do Carnaval carioca, e se tornaram uma enorme atração para todo o planeta e tiveram a necessidade de um nível de organização, por vezes extremamente complexa que permita seu funcionamento que aos poucos passa a ser uma empresa, plenamente inserida nas regras no sistema econômico, na relação custo-benefício. O grande momento o ápice é o desfile, onde o trabalho por vezes de um ano vai ser julgado causando alegrias e muitas decepções, é uma só escola vencedora. Com o crescimento das escolas após a criação do Sambódromo foram criados o Grupo Especial que desfila no domingo e na segunda de carnaval e o grupo de acesso, chamado Série Ouro que desfila na sexta e no sábado. O Grupo Especial passa a ser administrado pela LIESA a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro criada em julho de 1984, em um acordo entre os presidentes das escolas, alguns ligados à contravenção. A ideia partiu de conversas, principalmente entre o Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães e Castor de Andrade patrono da Mocidade Independente, o primeiro presidente da LIESA. 



darcy ribeiro photo by alcyr cavalcanti


Com o sucesso dos desfiles a competição ficou cada vez mais acirrada, artistas famosos e personalidades  fizeram questão de desfilar o que motivou a um limite de componentes e  a uma rígida cronometragem para a exibição de cada escola.

A Passarela do Samba está aí, firme e forte para fazer a alegria de milhares, ao vivo e a cores e de milhões de espectadores em todo o planeta. Quarenta anos de Desfiles de Carnaval, quarenta anos de muita alegria onde milhares de pessoas trabalham o ano inteiro para fazer  o "Maior espetáculo da Terra".

 

Comentários

Postagens mais visitadas