MEMÓRIAS DA IMPRENSA ESCRITA

UM LIVRO DE MEMÓRIAS DA ÉPOCA DE OURO DOS JORNAIS CARIOCAS
"Histórias jamais contadas, fiapos de episódios da imprensa contemporânea que permanecem intocadas na memória afetiva dos personagens que dão corpo e alma a este fascinante trabalho de pesquisa" 
                        Domingos Meirelles
Aziz Ahmed é uma lenda viva do jornalismo. Trabalhou em vários jornais sempre à procura da verdadeira notícia, custasse o que custasse. Aziz cursou Faculdade de Medicina durante dois anos, mas atraído pelo fascínio da notícia largou tudo  para começar uma nova trajetória no Correio da Manhã em 1960, onde ficou até 1965, quando foi chamado para a Rua Irineu Marinho trabalhar no Globo.
Alcyr Cavalcanti, Aziz e Jarbas Domingues foto de Adilson

 Em 1972 voltou para a Avenida Gomes Freire para a sede do Correio, mas já sob as ordens de Ari de Carvalho na Arca Editora que controlava também a Ultima Hora. Foi quando o conheci, desde então ficamos amigos. Passaram-se os anos, tivemos  trajetórias diversas e acabamos nos reencontrando nas reuniões do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa-ABI.  
Alcyr Cavalcanti e Aziz Ahmed 

O autor que trabalhou mais de 50 anos nas redações esfumaçadas em plantões infindáveis,  escutou atentamente relatos de suma importância. Resolveu então efetuar vinte e seis entrevistas de verdadeiras "lendas vivas" do jornalismo, sempre fiel à memória afetiva de seus entrevistados, todos ligados ao "Turco" por muito carinho. Aziz também conviveu com o coronel João Luis de Moraes pai da ativista Sonia Maria Angel casada com Stuart Angel, ambos   mortos pela repressão. Daí resultaram longas entrevistas transformadas no "Calvário de Sonia Angel" publicado em 1994.  "Memorias da Imprensa Escrita" lançada na ABI é um  livro imperdível para quem desejar conhecer os meandros de uma época que não mais se repetirá. 

Comentários

Postagens mais visitadas