A "NOITE VAZIA " DE SÃO PAULO NA VISÃO DE WALTER HUGO KHOURY
KHOURY FALECEU EM 2003 MAS SUA OBRA CONTINUA ATUAL
KHOURY MOSTRA O VAZIO EXISTENCIAL NA NOITE PAULISTANA
'NOITE VAZIA" É CONSIDERADO UM DOS TRINTA MELHORES FILMES NACIONAIS
Walter Hugo Khoury teve uma obra extensa, com 26 filmes e vários roteiros. Influenciado pelos estudos de Filosofia na USP. Foi assistente de Lima Barreto em "O Cangaceiro" e sem nenhum recurso conseguiu fazer em 1953 "O Gigante de Pedra" . Seu prestígio começou e também motivo de muita polêmica foi "Noite Vazia", seu filme mais conhecido, indicado para o Festival de Cannes em 1965. Um filme de autor com roteiro e direção de Khoury e a magnífica fotografia de Rudolf Icksey e trilha musical de Rogério Duprat. O filme de 1964 lançado em plena ditadura militar faz uma crítica aprofundada ao vazio existencial e a incomunicabilidade da sociedade burguesa, onde dois rapazes perambulam à esmo por uma metrópole de pedra em busca de algo que venha a preencher o vazio de suas existências.
![]() |
Benvenutti, Odete, Norma, Tinti divulgação do filme |
Dois homens alienados da problemática social em um país convulsionado por um Golpe Militar vividos por Mario Benvenutti e Gabriele Tinti percorrem bares, restaurantes em busca do prazer que não conseguem atingir. Khoury fez um cinema psicológico, intimista profundamente influenciado pela obra de Michelangelo Antonioni e Ingmar Bergman. Sua fase mais produtiva foi entre 1964 e 1967 e seu filme preferido era "Corpo Ardente" com a atriz francesa Barbara Laage e seu ator preferido, para muitos seu alter ego, Mario Benvenutti. Foi muito detalhista e exigente na iluminação e na composição de seus personagens. Seguia as regras técnicas do estúdios da Vera Cruz. Seus filmes tem um resultado final primoroso. Noite Vazia tem cenas de rara beleza.
![]() |
odete lara foto divulgação do filme |
O grupo de cineastas paulistanos que formaram o "Cinema da Boca do Lixo" foi também influenciado pela obra de Khoury, um modelo a ser seguido. Nos anos 80, realizou "Amor Estranho Amor" filme que marcou uma época, tendo grande sucesso de público e de parte da crítica. Walter Hugo Khoury foi convidado a dar aulas na Escola Internacional de Cinema e Televisão-EICTV em Cuba, fundada por Gabriel Garcia Marquez e Fernando Birri onde exibiu Noite Vazia para os jovens cineastas cubanos. Khoury era um diretor essencialmente urbano, nascido e criado na metrópole paulistana, faleceu em 2003 na cidade que tão bem retratou, na imensidão do vazio de suas noites
Comentários