A "NOITE VAZIA " DE SÃO PAULO NA VISÃO DE WALTER HUGO KHOURY

 KHOURY FALECEU EM 2003 MAS SUA OBRA CONTINUA ATUAL  

 KHOURY MOSTRA O VAZIO EXISTENCIAL NA NOITE PAULISTANA 

'NOITE VAZIA" É CONSIDERADO UM DOS TRINTA MELHORES FILMES NACIONAIS

Walter Hugo Khoury teve uma obra extensa, com 26 filmes e vários roteiros. Influenciado pelos estudos de Filosofia na USP. Foi assistente de Lima Barreto em "O Cangaceiro" e sem nenhum recurso conseguiu fazer em 1953 "O Gigante de Pedra"  . Seu prestígio começou e também motivo de muita polêmica foi "Noite Vazia", seu filme mais conhecido, indicado para o Festival de Cannes em 1965. Um filme de autor  com roteiro e direção de Khoury e a magnífica fotografia de Rudolf Icksey e trilha musical de Rogério Duprat. O filme de 1964 lançado em plena ditadura militar faz uma crítica aprofundada ao vazio existencial e a incomunicabilidade da sociedade burguesa, onde dois rapazes perambulam à esmo por uma metrópole de pedra em busca de algo que venha a preencher o vazio de suas existências.

Benvenutti, Odete, Norma, Tinti divulgação do filme

Dois homens alienados da problemática social em um país convulsionado por um Golpe Militar vividos por Mario Benvenutti e Gabriele Tinti percorrem bares, restaurantes em busca do prazer que não conseguem atingir. Khoury fez um cinema psicológico, intimista profundamente influenciado pela obra de Michelangelo Antonioni e Ingmar Bergman. Sua fase mais produtiva foi entre 1964 e 1967 e seu filme preferido era "Corpo Ardente" com a atriz francesa Barbara Laage e seu ator preferido, para muitos seu alter ego, Mario Benvenutti.  Foi muito detalhista e exigente na iluminação e na composição de seus personagens. Seguia as regras técnicas do estúdios da Vera Cruz. Seus filmes tem um resultado final primoroso. Noite Vazia tem cenas de rara beleza.


odete lara foto divulgação do filme
Profundamente hedonistas em sua peregrinação conhecem duas jovens prostitutas interpretadas por Odete Lara e Norma Bengell, as duas em plena beleza. Após a noitada tensa sem possibilidade de comunicação, se despedem friamente cada um para suas vidas, os dois homens vão voltar para o vazio absoluto de  seus negócios e as belas mulheres para suas casas depois da rotina de trabalho na noite paulistana. A busca vai continuar noite após noite em uma procura inútil. As noites vão continuar sempre vazias.

O grupo de cineastas paulistanos que formaram o "Cinema da Boca do Lixo" foi também influenciado pela obra de Khoury, um modelo a ser seguido. Nos anos 80, realizou "Amor Estranho Amor" filme que marcou uma época, tendo grande sucesso de público e de parte da crítica. Walter Hugo Khoury foi convidado a dar aulas na Escola Internacional de Cinema e Televisão-EICTV em Cuba, fundada por Gabriel Garcia Marquez e Fernando Birri onde exibiu Noite Vazia para os jovens cineastas cubanos. Khoury era um diretor essencialmente urbano, nascido e criado na metrópole paulistana, faleceu em 2003 na cidade que tão bem retratou, na imensidão do vazio de suas noites

Comentários

Postagens mais visitadas