"GUERRA ÀS MILÍCIAS", LUÍS ANTÔNIO O"ZINHO" VAI PASSAR AS FESTAS ATRÁS DAS GRADES

atualizado em 28/12/2023

ZINHO SE ENTREGA À POLICIA FEDERAL PARA NÃO SER MORTO

RICARDO CAPELLI DIZ QUE PRISÃO DE ZINHO É APENAS O COMEÇO

HOMEM DO DINHEIRO DA MILÍCIA  FOI PRESO EM SUA MANSÃO

AS MILÍCIAS COMEÇARAM NOS ANOS 90 EM RIO DAS PEDRAS, AGORA DOMINAM QUASE TODA ZONA OESTE

Cansado e enfraquecido com o cerco feito pelos federais sob a orientação do ex-ministro da Justiça Flávio Dino e de Ricardo Capelli  o chefe da maior grupo paramilitar do Estado, a "Milícia do Zinho" se entregou na noite de Natal. Ameaçado de morte por grupos rivais, vários milicianos presos e também por saber demais, resolveu se entregar ao fazer um acordo com a policia. Desde Carlinhos Três Pontes ao seu sobrinho, todos mortos, Zinho sabia que era a "bola da vez" e preferiu se entregar.  O cerco às milícias vai ser intensificado, a prisão de Zinho é apenas uma etapa para desmantelar esse grupo paramilitar que extorquia milhares de moradores afirmou Capelli. 

Operação policial para desmantelar a "Milícia do Zinho" resultou em um verdadeiro caos em vários bairros da Zona Oeste, onde milicianos revoltados com a morte do braço direito de Zinho o Matheus Resende o Faustão na comunidade Três Pontes entraram em confronto com a policia e incendiaram 24 ônibus. 

photo by alcyr cavalcanti all rights reserved

 Em sua tentativa de acabar com o poderio das Milícias a Policia Civil prendeu em sua residência em um luxuoso condomínio na Barra da Tijuca Cleber Oliveira o  Clebinho por lavagem de dinheiro da "Milícia do Zinho". A "Operação Contaminação" analisou vários relatórios sobre as finanças de Clebinho e bens incompatíveis com seu trabalho. Ele já havia sido condenado em 2019 por lavagem de dinheiro e já havia investigação sobre seu envolvimento com milicianos.

A "guerra"pelo domínio de áreas dominadas por milicianos tem atormentado milhares de moradores na Zona Oeste. O Comando Vermelho-CV, a maior rede criminal do estado e que disputa a hegemonia com o Primeiro Comando da Capital-PCC quer expandir seus domínios e retomar áreas dominadas pelas Milícias. A cúpula do CV, montou uma estratégia de dominar uma enorme área que vai de Jacarepaguá até a Rocinha. As recentes invasões a Rio das Pedras, Tijuquinha, Gardênia Azul visam sobretudo a estabelecer um enorme feudo onde estão vários bairros da cidade. O lucro seria incalculável.

Daniela do Waguinho teve a maior votação do Estado do Rio e no segundo turno fechou apoio a Lula, embora tivesse um encontro com Claudio Castro e a possibilidade de apoiar Bolsonaro. Ela e Wagner, o Waguinho tem muitos eleitores não só em Belford Roxo em em boa parte da Baixada Fluminense. Milicianos em todo o estado podem ter influído na decisão dos eleitores para o segundo turno. No primeiro turno as 46 vagas para deputado estadual foram disputadas por mais de mil postulantes ao cargo na ALERJ  e teve como grande vencedora Daniela do Waguinho de Belford Roxo, Baixada Fluminense. 

 A campanha corpo a corpo nas favelas e principalmente na Zona Oeste foi muito complicada, visto que a maior parte do território é controlada pelo narcotráfico ou pelas milícias e terá de haver autorização pelos donos das localidades. . De 1990 até nossos dias houve um espantoso crescimento de 378% em nossa cidade, em grande parte motivado pela conivência ou desinteresse das autoridades  em combater essa proliferação; Em áreas dominadas pelas milícias somente candidatos apoiados pelos milicianos podem entrar para fazer corpo a corpo.  Moradores têm medo de declarar seu voto e tem sofrido ameaças. A disputa por territórios tem transformado grande parte da cidade do Rio de Janeiro e da Baixada  em um verdadeiro inferno, uma terra sem lei, onde prevalece a força das armas, ora por parte do narcotráfico, ora por parte das milícias. As diversas redes criminais além de disputarem o domínio territorial com outras facções disputam também com as milícias, que também estão divididas entre o bando de Tandera e o Bonde do Zinho, sucessor de Ecko. Mortes mais mortes se sucedem principalmente no Recreio dos Bandeirantes, em Santa Cruz, Jacarepaguá e na Baixada Fluminense. As forças policiais não conseguem mais controlar essas áreas. 

    Uma operação para prender o atual chefe do maior grupo de milicianos  do estado, Luís Antônio da Silva  Braga, o Zinho que sucedeu a seu irmão Wellington da Silva Braga, o Ecko, morto pela policia em junho resultou na prisão de oito milicianos. O Bonde do Zinho que sucedeu à Liga da Justiça usava informações privilegiadas do Sistema Penitenciário e da Policia Civil para explorar a Zona Oeste. A policia busca informações na possível participação de Zinho e seus comparsas no assassinato de Jerominho. 

Rio das Pedras ficou conhecida com a criação do primeiro grupo paramilitar que viria "para acabar com a bagunça e expulsar os narcotraficantes". De início eram policiais e ex-p0liciais que viriam trazer a tão desejada Paz. Com o tempo viriam as extorsões, taxas de pedágio, construções irregulares, enfim um jugo, em algumas ocasiões bem pior que o narcotráfico. Atualmente dominam vários bairros da cidade, a partir da Zona Oeste.

 O fundador do Grupo paramilitar "Liga da Justiça", Jerônimo Guimarães Filho foi morto com vários tiros de fuzil por dois homens na Estrada do Guandu do Sapê em Campo Grande, em região que aparentemente dominava, na Zona Oeste, A fuzilaria ocorreu em plena luz do dia por dois homens que dispararam vários tiros quando Jerominho e seu cunhado saiam de um Centro Social, mantido por ele. Juntamente com seu irmão Natalino  Guimarães fundou a Liga da Justiça, que seria, conforme seu estatuto,  para proteger os moradores de Campo Grande e da Zona Oeste dos bandidos que atuavam na região. A fundação foi em 1995 e o nome foi derivado da DC Comics que criou um grupo de super heróis justiceiros no combate à criminalidade. No decorrer dos anos vários grupos de "justiceiros" se formaram, e dominam muitos territórios na Zona Oeste O ex-vereador era um homem de muitos amigos, mas também de muitos inimigos. A polícia quer saber por que Jerominho foi executado a plena luz do sol com várias pessoas que presenciaram a fuzilaria. 

Jerominho reprodução facebook

Passaram a usar o morcego, símbolo do Batman, o cavaleiro das trevas, o principal super herói. , Foi eleito vereador pelo MDB duas vezes com expressiva votação, mas seu pequeno reinado começou a cair com a criação  da CPI das Milícias na ALERJ no Rio de Janeiro presidida por Marcelo Freixo, que indiciou mais de 200 pessoas entre políticos, policiais, bombeiros, agentes penitenciários e civis,  inclusive Jerominho e familiares. Mesmo na prisão continuou a influir politicamente na região e foi solto em 2018, mas desistiu de concorrer nas eleições de outubro, mas estava apoiando pessoas amigas que vão se candidatar em outubro. Sua influência ainda é considerável na Zona Oeste, há meses atrás sua sobrinha Helen Patrícia foi nomeada para cargo comissionado pelo governador Claudio Castro na Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro. 

Comentários

Postagens mais visitadas